19 DEZ 2022
SECRETARIAS
‘Meu Bairro é Show’ fortalece ações da gestão pública na edição especial de Natal em Costa Rica
Fotos: Gustavo Pelicano - Assecom / PMCR
Moradores de todos os bairros de Costa Rica foram comtemplados no último sábado (17), no Centro de Eventos Ramez Tebet com as ações sociais da edição especial de Natal do ‘Meu Bairro é Show’. O evento que teve início às 8 horas e se estendeu até às 15h, totalmente gratuito recepcionou e atendeu mais de 700 pessoas.

Promovido pelo Governo Municipal de Costa Rica em parceria com a Câmara de Vereadores, com participação de muitos voluntários que abraçaram a causa, a ação levou ao local, serviços e atendimento nas áreas de saúde, tecnologia da informação, cidadania, cultura e lazer, educação, assistência social, defensoria comunitária, direito do consumidor, gastronomia, saúde humana e animal e serviços de embelezamento de forma gratuita, além de fornecer diversas orientações.

A iniciativa teve como objetivo aproximar ainda mais o cidadão com as ações e projetos do Executivo e do Legislativo, além de dar uma atenção especial aos moradores dos bairros e tornar mais eficiente as estratégias para solução dos desafios da gestão pública.

O pastor Osmar Gomes e o padre Wilkison Mendes deixaram uma mensagem de fé e esperança a todos.

As palestras ministradas por gestores da Saúde, Serviço de Água e Corpo de Bombeiros orientou e conscientizou a comunidade a respeito da valorização e do zelo ao patrimônio público e incentivou boas práticas com dicas importantes, que prenderam a atenção do público presente. Entre elas, como se portar diante do incêndio de botijão de gás, como economizar água e sobre os cuidados para evitar a Dengue.

Personagens como Papai Noel, Batman, Homem-Aranha, a Princesa, Mulher-Maravilha, Frozen e o Leãozinho do Proerd foram destaques na apresentação da edição do Meu Bairro é Show e ganharam a simpatia da criançada.

Quem compareceu e prestigiou as edições anteriores pôde sentir um gostinho de quero mais. O foco das ações de promoção humana foi o atendimento aos adultos, jovens, crianças e adolescentes, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social.

Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, “este é um momento importante para as comunidades dos bairros que não conseguem acessar esses serviços durante a semana, em função do trabalho e dos estudos. Então concentramos e montamos essa base para que os serviços públicos alcancem cada vez mais pessoas”, resumiu o gestor.

A ideia de trazer o serviço de saúde até os moradores do bairro é muito bem-vinda. “É uma oportunidade que as pessoas não deveriam deixar de aproveitar. Eu mesma utilizei da maioria dos serviços aqui oferecidos”, falou a aposentada, Maria José, uma das beneficiadas pelo Meu Bairro é Show.

O palco principal do Centro de Eventos recebeu os cantores e bandas locais que, animaram e levaram música e alegria para as comunidades presentes. A programação contou com apresentações de Valdivino e Banda; Zizo Nogueira e Banda e outros.

Ação social gratuita

O diferencial das edições do Meu Bairro é Show são os serviços gratuitos oferecidos à população. Confira alguns destaques:

A Secretaria de Assistência Social com todos os seguimentos envolvidos, fez 701 atendimentos, além de encaminhar para expedição 15 carteiras de identidade; adquirir 500 cestas verdes, através da Agricultura Familiar, beneficiando diversos pequenos produtores rurais; sorteou 115 brindes; No Projeto Rica Trama foram feitos 20 atendimentos; Projeto Oportunidade para Todos (dia de beleza) fez 19 Sobrancelhas, 9 Corte/escova, 23 procedimentos de manicure e pedicure, totalizando 51 atendimentos.

O Rotary Club de Costa Rica fez a distribuição de 500 panetones.

A Secretaria de Agricultura fez a distribuição de 100 mudas de árvores nativas do cerrado e frutíferas, além de auxiliar a Secretaria de Assistência Social na distribuição das 500 cestas verdes.

A Secretaria de Educação fez mais de 300 atendimentos, pinturas faciais, levou atrações como jogos de mesa (tênis de mesa, pebolim e dominó), resgatou brincadeiras antigas como o carrinho de rolimã.

A Secretaria de Saúde distribuiu 280 Kits odontológicos, fez testes rápidos e vacinas, num total de 42 atendimentos.

O Castramóvel fez 17 cadastros e vacinou 10 animais domésticos (cães e gatos) contra a raiva;

O SAAE fez 15 atendimentos, e distribuiu água potável gelada ao público presente, através de bebedouro elétrico.

O Detran/MS (Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul) fez 26 atendimentos.

O Núcleo de Mediação de Conflitos de Costa Rica fez 8 atendimentos.

As ações de cidadania atuou com uma estrutura descentralizada, permitindo que todos tivessem acesso aos serviços ofertados, atendendo às demandas da própria comunidade, onde desempenham a função de agentes locais.

Confira a Galeria de Fotos