29 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência forma mais de 400 alunos em Costa Rica
Na manhã desta segunda-feira (28), 404 alunos de 5º ano das escolas públicas de Costa Rica participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia foi realizada no Conviver (Centro de Convivência do Idoso).

O programa consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, do Poder Público Estadual e Municipal, da escola e da família, visando preparar crianças e adolescentes para realizarem escolhas seguras e responsáveis na auto condução de suas vidas a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistirem à oferta de drogas e ao pelo da violência. Em Costa Rica, as aulas são ministradas pelo 3º sargento PM, Péricles Coelho.

“A principal arma que temos contra as drogas chama-se prevenção. Ela é o instrumento mais eficiente e de menor custo para combater a disseminação de entorpecentes, portanto o Proerd é indispensável para preparar nossas crianças e adolescentes a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Parabéns a todos os formandos! ”, disse o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

Representando o coordenador estadual do Proerd de Mato Grosso do Sul, tenente coronel PM Thonny Audry Lima Zerlotti, o comandante do 13º Batalhão da PM de Paranaíba, tenente coronel PM Paulo Ribeiro dos Santos, homenageou o sargento Péricles pelo trabalho realizado à frente do Proerd e relembrou aos estudantes a importância do combate às drogas.

“Convivemos diariamente com as problemáticas causadas pelas drogas. Por isso, é muito importante que vocês crianças guardem as instruções do sargento Péricles para que possam dizer não a qualquer tipo de envolvimento com droga no decorrer de suas vidas. Tenham sempre seus pais como as pessoas mais confiáveis para estarem ao seu lado, para aconselhamento e apoio”, destacou o tenente coronel.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Almeida, o programa tem um efeito multiplicador, na medida em que esses jovens levam essa mensagem para suas famílias, pais, irmãos, colegas e vizinhos, com essas ações, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

“Essa junção de Escola, Polícia Militar e Família nos mostra que estamos no caminho certo ao encaminhar as crianças para futuro melhor. Agradeço à Policia Militar, diretores, coordenadores, professores, aos alunos e familiares pela dedicação a esse projeto, e ao prefeito Cleverson, por manter esse olhar cuidadoso com a Educação municipal”, afirmou a secretária.

O comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Costa Rica, 2º tenente PM Cláudio Mendes, também destacou a relevância do Proerd e parabenizou os envolvidos na condução do programa no município.

“Parabenizo o prefeito, Dr. Cleverson, pela constante luta quando se trata do combate a substâncias entorpecentes, a implantação do Proerd nas escolas do município de Costa Rica reforçam a constante luta da gestão municipal contra mal que cada vez mais cedo afeta as pessoas da nossa sociedade, também quero agradecer ao 3º sargento Péricles, policial militar, responsável por ministrar as aulas nas escolas, profissional dedicado e muito elogiado por todos nas escolas, principalmente pelos seus alunos, e acredito que a figura e imagem positiva do militar ficará na mente de cada uma das crianças aqui presentes, sendo uma grande influência na tomada de decisões desses jovens, assim como até hoje lembro do militar que ministrou as aulas de Proerd quando estava na escola”, pontuou o policial.

Além da entrega da certificação, durante a solenidade também foram premiadas as redações destaques produzidas pelos alunos, bem como homenagens com o título de “Amigo do Proerd”, entregue às pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para que o programa se torne realidade no município.

O evento também contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, diretores, coordenadores e professores da rede pública de ensino.

Autor: Angela Bezerra