29 NOV 2022
Em cerimônia comunitária, 14 casais oficializam união em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - ASSECOM/PMCR
Com buquê na mão, sorriso no rosto e o olhar atento de testemunhas, familiares e convidados, 14 casais de Costa Rica disseram o tão esperado ‘sim’ no último sábado (26), durante o Casamento Comunitário 2022. A parceria da Prefeitura de Costa Rica, através da Secretaria de Assistência Social, com apoio da Câmara de Vereadores e Cartório de Registro Civil proporcionou um momento mágico no Conviver (Centro de Convivência do Idoso).

A ação é destinada a casais de baixa renda que esperavam ansiosos a realização do sonho da cerimônia de casamento. O evento teve música, tapete vermelho, decoração, fotos e convidados. Os casais oficializaram a união perante a juíza de Paz, Isaltina Barbosa Alves e não conseguiam esconder o contentamento.

Embalados ao som da marcha nupcial os casais foram conduzidos um a um por um corredor com direito a tapete vermelho. “São alguns anos juntos e é maravilhoso ver que chegou o grande dia. É muita emoção, principalmente por firmar os laços como marido e mulher nesta aliança com Deus”, destacou Vitória Lourenço Lopes que espera o primeiro filho.

Sentimento compartilhado com o noivo, que logo passaria ser esposo, Iago Francisco Ferraz. “Nessa união perante Deus e o homem, estamos firmando um compromisso sério diante da lei. Apesar de estarmos há alguns anos juntos, isso nos marca e fortifica. Emoção que não tem como explicar”, disse ele.

Contente, o prefeito Cleverson Alves dos Santos parabenizou os casais pela decisão de unir suas vidas, destacou que o casamento é um dom e uma dádiva de Deus e desejou bênçãos às famílias.  “Desde o momento que entrei aqui e vi os casais, percebi a alegria transcender. Alegria que é uma realização para nós que podemos participar de um momento tão especial para suas vidas. Casais jovens, casais maduros, com filho, ou sem. O registro fica no papel e as boas lembranças na memória. É mais um momento que entra para história do nosso município”, afirma.

A secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira também acompanhou o momento. “Hoje é um dia especial e isso me deixa contente e feliz. Felicidade por ver tantas mãos se juntarem para esse dia acontecer. Mãos que fazem o melhor para nossa comunidade. O casamento fortalece vínculos, é união, realização de sonhos. Que este momento transborde amor e energia para o ciclo familiar. Agradeço todos das equipes que tornaram isso possível”, ressalta.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, “a realização de sonhos é o que resume a ação. Momento ímpar na vida desses 14 casais que agora oficializaram a sua união matrimonial. Parabenizo o Governo de Costa Rica e a pasta da Assistência Social por proporcionar a eles a realização do sonho da cerimônia de casamento. Acredito que a instituição mais importante da sociedade é o casamento e hoje o Poder Público está proporcionando”, enfatiza a parlamentar.

Após os casamentos foi realizado um momento de benção, ministrado pelo pastor Osmar Gomes.

Também estiveram presentes, o vereador Evaldo Paulino Garcia, o secretário municipal de Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto, a coordenadora do Conviver (Centro de Convivência do Idoso), Sonia Aparecida de Oliveira Ferraz, da 1ª Defensoria Pública de Costa Rica, a magistrada Katherine Alzira Avellan Neves que também, acompanhou as cerimônias.