17 NOV 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Costa Rica entrega 94 toneladas de calcário e atende 10 produtores rurais através do Programa Pro-Fertiliza MS
Fotos: Divulgação - Semad
Nesta quarta-feira (16), o secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Costa Rica, Fernando Barbosa Martins e o técnico da Agraer, Alan Novaes, acompanharam a entrega e descarregamento de 94 toneladas de calcário no município, que vai beneficiar 10 produtores rurais, através do programa Pro-Fertiliza MS. Uma carreta foi entregue na Comunidade da Lagoinha e a outra no Parque Industrial Pedro Mariani Neto, onde os beneficiados poderão retirar.

A ação foi possível, graças a uma parceria do Governo de Costa Rica, através da Semad (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) celebrada com o Governo do Estado, via Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) por meio do Programa Pro-Fertiliza MS, que tem como objetivo apoiar a adoção de tecnologias para melhoria da fertilidade e da produtividade das lavouras, em áreas da agricultura familiar.

Para isso, o produtor procura a Agraer, que após análise do solo, calcula a quantidade necessária de calcário necessário para que haja a redução da acidez e aumento da disponibilidade de cálcio e magnésio, elementos essenciais às plantas.

Por meio desse Programa, os produtores rurais de Costa Rica são atendidos com aquisição própria do calcário e transporte disponibilizado pela Agraer. Neste mês, foram adquiridas 94 toneladas para correção inicial de 65 hectares de solo.

Ainda há famílias a serem atendidas no município e a organização da compra tem sido intermediada com o apoio da Prefeitura de Costa Rica, através do Programa AgroRica.

A coordenação local é feita pela Agraer, através dos técnicos Alan Novaes, Altair Luiz da Silva e a equipe empreende as ações para que o Programa atinja seus objetivos no Município, sempre em parceria com os Poderes Executivo e Legislativo.

“Estamos no caminho certo para prestar assistência técnica para quem produz alimentos para saciar a nossa comunidade, os nossos pequenos produtores rurais familiares do município”, disse o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos.

Conforme destaca o gestor da pasta da Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa, os produtores atendidos sentiram-se gratos, pois o transporte tem muitas vezes inviabilizado a aquisição, impedindo-os de efetuarem a correção adequada do solo, afetando diretamente a produtividade. “Nossos agradecimentos à Agraer, nas pessoas do Alan Novaes e Altair Luiz pelo empenho e dedicação, e ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por proporcionar através deste Programa Pro-Fertiliza MS, condições para que os produtores possam produzir com qualidade”, disse o gestor.

Os interessados devem procurar a Agraer na Secretaria de Agricultura em horário comercial, mais informações através do telefone (67) 3247-3129.