10 NOV 2022
IDOSO
17º Encontro Regional da 3ª Idade reúne mais de 1,2 mil idosos de 18 municípios em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom - PMCR
Costa Rica sediou no último domingo (13), o 17º Encontro Regional da Terceira Idade, e reuniu cerca de 1,2 mil pessoas tanto da cidade quanto de 18 municípios organizados em caravanas. O encontro foi realizado no Conviver (Centro de Convivência do Idoso) pelo Governo de Costa Rica, e tudo foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O evento iniciou com a recepção aos visitantes, café da manhã, almoço com churrasco, lanche da tarde e aquele bailão com show ao vivo, onde a turma da melhor idade dançou e se divertiu ao som de Zizo Nogueira e Banda, Augusto César & Christiano e outros artistas costarriquenses.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos ressaltou que foi muito satisfatório realizar este evento no município e ver o Conviver lotado. “Receber as pessoas dos municípios vizinhos é uma alegria muito grande, principalmente por se tratar pessoas que têm mais experiência de vida, mais ensinamentos a nos dizer e esse momento de confraternização é muito importante porque dá mais esperança, dá mais motivação para as pessoas viverem bem”.

A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, destacou que o objetivo do encontro foi promover a troca de experiências e a interatividade entre os idosos das cidades participantes. “O encontro foi um momento muito alegre para todos, foi uma forma de valorizar essas pessoas que fizeram tanto por nós. O idoso cuidou da sua família, criou seus filhos, seus netos, e hoje ele merece o nosso carinho, tem muitas famílias abandonando seus idosos, felizmente aqui em Costa Rica temos uma realidade diferente, os nossos idosos participam de várias atividades no Conviver e Rica Trama que se reúnem três vezes por semana, eles participam conosco através do CRAS e de outras atividades. Acho importante que a população se conscientize e valorize essas pessoas que já fizeram muito por nós”, ressaltou a gestora.

A coordenadora do Conviver, Sônia Aparecida Ferraz, agradeceu todos os municípios que vieram para fazer a festa com Costa Rica. Resumiu toda a ocorrência em uma única palavra, gratidão. Agradeceu o prefeito, o Legislativo e todos envolvidos no evento que não medem esforços para dar o suporte necessário ao Projeto Conviver, e que possa melhor cada vez mais.

Para o idoso, José Moacir Simão, morador da Fazenda Formiguinha, em Portelândia/GO, “toda vez que acontece um encontro como esse em Costa Rica, faço questão de vir. O povo daqui é muito bacana, nos acolhe super bem e faz o melhor para nos receber. Só tenho que agradecer todo esse carinho conosco”, disse.

As caravanas marcaram presença e foram destaques pela alegria e descontração durante a confraternização. Participaram do encontro idosos das cidades de Costa Rica como anfitriã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Figueirão, Aparecida do Taboado e Paranaíba; Chapadão do Céu, Itajá, Rio Verde, Portelândia e Mineiros (GO), além de Alto Taquari (MT) com suas caravanas e idosos de outros 5 municípios.

Durante o evento, cada caravana recebeu um brinde especial de participação, além do prefeito Cleverson Alves.

Confira a Galeria de Fotos