12 SET 2022
SAÚDE
Reunião discute ampliação do atendimento do Centro de Hemodiálise de Costa Rica para outros municípios
Na última sexta-feira (9), o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos se reuniu com representantes da Saúde dos municípios de Alto Taquari (MT) e Paraíso das Águas (MS) para tratar da ampliação dos atendimentos do serviço regional de terapia renal (hemodiálise) no município de Costa Rica, que atenderá pacientes de municípios da região norte de Mato Grosso do Sul e dos Estados vizinhos.

Na oportunidade, o gestor da pasta enalteceu a importância da prestação do serviço para reduzir o sofrimento dos pacientes e o custeio para a saúde pública da região nesta especialidade, além encurtar as distâncias percorridas pelos pacientes renais-crônicos, que precisam se deslocar por longos quilômetros três vezes por semana em busca de atendimento.

Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

A diálise não tem como objetivo tratar a doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado.

A hemodiálise é feita com a utilização de um aparelho chamado dialisador, por onde o sangue circula e passa por um filtro que tem como função eliminar as substâncias que estão circulando em excesso e que podem ser prejudiciais para o organismo.

A reunião contou com a presença da diretora da Fundação Hospitalar, Rogéria Eikes Paes Barbosa e da assistente social, Geovania Carvalho Pereira; secretário municipal de Saúde de Paraíso das Águas, Jefferson Souza Corrêa; coordenadora de Saúde de Alto Taquari/MT, Mayara Barbosa Rodrigues; coordenadora da Média e Alta Complexidade de Costa Rica, Vanessa B. dos Santos Jorge e da responsável pelo setor de Faturamento, Andrea Felipe da Silva.