26 AGO 2022
Copa Verde 2022: Diretoria confirma participação do CREC na competição
Fotos: Fernando Torres/CBF
Durante reunião realizada na noite desta quinta-feira (25), a diretoria do CREC (Costa Rica Esporte Clube) chegou a um consenso e confirmou à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a participação do time na Copa Verde 2022. O prazo final da confirmação era até às 12h desta sexta-feira (26).

A 9ª edição da competição vai reunir equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil e do Espírito Santo, era incerta devido ao calendário apertado antes da Copa do Mundo do Catar, que prevê o término de todas as competições até 20 de novembro.

De acordo com o presidente do clube, André Baird, não haverá grandes investimentos para o torneio. O clube deve utilizar jogadores que ainda não foram dispensados e dar oportunidades para atletas da categoria de base. O Costa Rica tem feito uma reformulação no elenco, após a disputa do Campeonato Brasileiro Série D.

A CBF divulgou detalhes da Copa Verde 2022. Ao todo, 24 equipes estão credenciadas para disputar a competição regional deste ano.

O torneio está marcado para começar no dia 25 de outubro. Da primeira fase até às quartas de final, os confrontos serão em jogos únicos. Já nas semifinais e a final, os duelos vão ser de ida e volta.

Critérios e clubes participantes
Critério 1
Ter sido campeão do estadual em 2021 (ou Torneio Seletivo do qual participem ao menos quatro clubes da primeira divisão profissional do campeonato regional) organizado pelas 12 federações filiadas participantes.
  • Rio Branco (AC)
  • Trem (AP)
  • Manaus (AM)
  • Brasiliense (DF)
  • Real Noroeste Capixaba (ES)
  • Grêmio Esportivo Anápolis (GO)
  • Cuiabá (MT)
  • Costa Rica (MS)
  • Paysandu (PA)
  • Real Ariquemes (RO)
  • São Raimundo (RR)
  • Tocantinópolis (TO)
 Critério 2
Ter sido vice-campeão estadual em 2021, organizado pelas oito federações melhores ranqueadas no Ranking Nacional de Federações/2022. De acordo com o regulamento do Campeonato Capixaba de 2021, a vaga referente a este critério é destinada ao clube que obteve a primeira colocação no Torneio Seletivo. Ou seja, o Nova Venécia.
  • Vila Nova (GO)
  • Operário Várzea-Grandense (MT)
  • Tuna Luso (PA)
  • São Raimundo (AM)
  • Humaitá (AC)
  • Ceilândia (DF)
  • Nova Venécia (ES)
  • Náutico (RR)
 Critério 3
Os quatro melhores clubes posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022, filiados às federações participantes. São excluídos os times já classificados através dos critérios anteriores.
  • Atlético-GO - 16º colocado (RNC)
  • Goiás - 23º colocado (RNC)
  • Remo - 42º colocado (RNC)
  • Luverdense - 60º colocado (RNC)
 Formato e datas previstas
A primeira etapa vai contar com os 16 piores clubes posicionados no RNC. Serão oito duelos, em jogo único, classificando oito equipes para a segunda fase. As oitavas e quartas de final serão decididas também em confronto único. Apenas as semifinais e a final serão em jogos de ida e volta.
  • 1ª fase – 25 de outubro
  • Oitavas de final – 29 de outubro