04 AGO 2022
MULHERES
Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres promove ações de combate à violência doméstica
Com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha e os serviços especializados da rede de atendimento à mulher, a Prefeitura de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, preparou uma série de ações em alusão ao Agosto Lilás, mês marcado pelo combate à violência doméstica. A iniciativa conta com apoio da Câmara Municipal e empresas locais.

Conforme a gestora da pasta, Márcia Alves, nesta edição da campanha em alusão aos os 16 anos da Lei Maria da Penha, a programação inicia na próxima segunda-feira (8) e segue durante todo o mês com panfletagens, palestras, reuniões, caminhada, visitas ao comércio, oficinas e feiras.

“O objetivo principal é chamar a atenção da sociedade para a importância da denúncia, pois a cultura do silêncio é um dos agravantes dos crimes de violência contra a mulher. Trabalhamos para encorajar as vítimas a denunciar seus agressores e a romper o ciclo de violência”, aponta a secretária.

A Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006) foi criada para dar assistência às mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Em 2016, foi instituída a Lei Estadual nº 4.969/2016 criando a campanha Agosto Lilás idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM).

O Agosto Lilás tem como foco intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Como denunciar
Em Costa Rica, denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através dos seguintes canais:

- Ligue 180 (pode ser feito de forma anônima)
-Ligue 190 (Polícia Militar)
- Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, (67) 3247-1301
- CREAS (67) 3247-7172
- Através do site Não Se Cale

Confira a programação completa do Agosto Lilás em Costa Rica:

DATA HORÁRIO EMPRESA/AÇÕES RESPONSÁVEL
08/08 13h Reunião/Palestra com Agentes Comunitário de Saúde (Tema – empoderamento feminino) - Local: Posto Central Corpo de Bombeiro/Sargento Rosemary da Silva
11/08 09h Reunião/Palestra ATVOS – liderança e colaboradores (Prevenção/Conscientização/Aspectos Legais a Lei 11.340/2006) - Local: ATVOS Prefeito Dr. Cleverson Alves dos Santos
12/08 14h Inauguração da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – Local: Rua José Pereira da Silva, 616 Centro Administração Municipal