04 JUL 2022
MULHERES
Secretaria promove capacitação da rede de políticas para mulheres em Costa Rica
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
O Governo de Costa Rica por meio da SPPM/CR (Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres) e gestoras estaduais dos OPMs (Organismos de Políticas para Mulheres) se reuniram com representantes de vários seguimentos costarriquenses, na última quarta-feira (29), com a finalidade de treinar, integrar, planejar e articular políticas públicas para as mulheres na cidade. O encontro foi realizado no Plenário Simino Jorge de Oliveira, na Câmara de Vereadores.

A abertura do evento foi feita pela primeira-dama e gestora da pasta, Marcia Alves que deu as boas-vindas a todos. Falou da importância da valorização e respeito com as mulheres e reforçou o apoio no combate a todos tipos de violência.

Na ocasião a subsecretaria da SPPM/MS, Rosana Leal, apresentou mais detalhadamente a nova edição do Mapa do Feminicídio, lançado na solenidade de abertura da “Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio”, que traz o mapeamento das mortes violentas de mulheres, tipificadas como feminicídios ocorridas no Estado. O objetivo é sistematizar e divulgar os dados de violência contra a mulher e feminicídio, que servem como subsídios para a elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência, treinando os agentes envolvidos para oportunizar as denúncias pelos telefones (67) 9-9671-4610 ou (67) 3247-1301 fazer o encaminhamento para os órgãos competentes ou mesmo formulá-las pelo site https://www.naosecale.ms.gov.br/

“Aproveitamos o treinamento para promover a primeira capacitação da rede de políticas para mulheres em Costa Rica, conhecer a realidade local e preparar os agentes para atuarem com eficácia contra esse mal do século que assola todo o país. Foi um momento de todos se conhecerem e de debatermos a nossa pauta para uma construção conjunta de ações eficazes, a fim de proteger a vida das nossas mulheres”, explica a subsecretária.

Estiveram presentes representantes técnicas da subsecretaria da SPPM de Campo Grande/MS, Lidiane Kasiorowski Borges e Mariana Medeiros Navarro Santos, além de representantes da Sala Lilás, Polícia Militar, do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Assistentes Sociais do Poder Judiciário, ACS (Agentes Comunitários de Saúde), ACE (Agente de Combate a Endemias), servidores da Secretaria Municipal de Saúde) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, entre outros.