01 JUL 2022
Costa Rica investe em ações estratégicas para fortalecer turismo de natureza

O turismo de natureza é uma das melhores alternativas de desenvolvimento econômico compatível com a conservação da natureza. Neste cenário, Costa Rica – Capital Estadual do Algodão e dos Esportes de Aventura, reúne todos os atributos necessários para o ecoturismo, que está em pleno desenvolvimento no município. Alinhados a este plano, a gestão municipal e a comunidade costarriquense estão buscando consolidar seu posicionamento de destino turístico com desenvolvimento sustentável.

Para isso, representantes do segmento de turismo de Costa Rica e a Prefeitura Municipal debateram sobre ações e propostas para o desenvolvimento do potencial turístico da cidade no Seminário “Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo”, realizado na noite de quinta-feira (30). O evento é uma iniciativa do programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.

Durante apresentação sobre a atividade turística em Costa Rica, consultor do Sebrae/MS, Richard Alves, abordou um conjunto de ações para estimular o turismo consciente nos atrativos naturais, entre eles, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriu, o Parque Natural Municipal da Lage, o Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari – Canyon do Engano, além de cachoeiras e grutas.

Apresentando as políticas de promoção turística, o consultor do Sebrae destacou os projetos voltados a oferta turística, como a implantação do Sistema da Gestão da Segurança (SGS) nos atrativos do município, bem como a realização de um programa de Sensibilização da Comunidade e Empreendedores para o Turismo. Ele também falou sobre a demanda turística, com o desenvolvimento de consultoria de posicionamento digital dos destinos e dos negócios turísticos e de campanhas de promoção turística do destino. Uma das iniciativas da governança é a implantação de Observatório de Turismo.

“Estamos com uma boa adesão dos empresários e a parceria fundamental das prefeituras, como já no âmbito do Cidade Empreendedora e o turismo é uma das vertentes fortes do programa nesses municípios que tem essas potencialidades”, destacou o consultor.

O município possui grande potencial turístico em exploração e as ações serão implementadas para tornar Costa Rica um polo regional turístico. É o que aponta o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos. “Aquilo que for necessário dentro da nossa capacidade orçamentária, nós faremos para que realmente possamos ser uma cidade turística. Se realizarmos os investimentos certos e com apoio da sociedade local, a gente transforma a visita turística contínua, com recurso o ano inteiro”, destacou.

Os empresários que participaram do encontro também apostam no turismo para o desenvolvimento econômico da região. É o caso do empresário Melquior Luiz Battisti. ”Abre um leque para o turismo de Costa Rica, que possui diversas opções para visitação dos turistas. Vejo que devemos investir na simplicidade das coisas, porque as pessoas estão buscando essa modalidade de turismo ecológico e podemos proporcionar essa experiência”, comentou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do 0800 570 0800.