20 JUN 2022
Campanha de coleta de sangue acontece nos dias 23 e 24 de junho em Costa Rica
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemosul realiza nos dias 23 e 24 de junho uma campanha externa de coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea, na Unidade de Central, em Costa Rica. Na quinta-feira (23/06) a ação acontece das 13h às 17h e na sexta-feira (24/06) das 7h às 11h.

A campanha tem como objetivo, manter a doação regular para garantir a manutenção dos estoques, principalmente do tipo “O”, positivo e negativo.

““Uma pessoa adulta tem cerca de cinco litros de sangue correndo nas veias e durante uma doação podem ser retirados até 450 ml de sangue, sendo que em 24 horas isso se repõe no nosso organismo. É um gesto de amor ao próximo”, lembra o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos.

Vale ressaltar que para doar sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, hidratado e descansado. A Unidade de Saúde Central fica localizada na rua Josina García de Melo, 1074, Centro.

Saiba os critérios básicos para doar sangue

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
• Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe); serão aceitos documentos digitais com foto.
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
• Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Critérios que impedem a doação

• Período gestacional;
• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
• Amamentação: até 12 meses após o parto;
• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
• Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
• Extração dentária: mínimo de 72 horas;
• Transfusão de sangue: mínimo de 1 ano;
• Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
• Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

Doação de sangue e Covid-19

• Se tem diagnóstico de COVID-19, após 10 dias da recuperação total dos sintomas, a doação está liberada;
• Se está assintomático, mas testou positivo para COVID-19, após 10 dias de realizar o teste, a doação está liberada;
• Se teve contato com pessoa com COVID-19, após 7 dias do último contato com a pessoa, a doação está liberada.

Autor: Angela Bezerra