20 JUN 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Cinturão Verde amplia agricultura familiar com produção de hortaliças em Costa Rica
A Agricultura Familiar nunca esteve tão forte em Costa Rica. Na manhã desta sexta-feira (17), o Governo Municipal assinou o termo de cessão de 5 hectares da área denominada Cinturão Verde para a Associação Vitória dos Horticultores de Costa Rica. O evento contou com a participação da deputada federal e ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e do deputado estadual, Gerson Claro.

Aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a Lei nº1.671 destina a área de 54.016 m² ao cultivo de hortas, estufas e pomares. O espaço será administrado e coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento.

“Na presença da ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, realizamos a assinatura do termo de cessão da área para a Associação Vitória dos Horticultores, dividida em 10 lotes de meia hectare para produzir hortaliças com total apoio da Prefeitura e abastecer não só os supermercados mas também o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)e PEAA (Programa de Aquisição de Alimentos ), o que vai transformar a vida desses horticultores e agricultores familiares”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa.

A deputada federal Tereza Cristina também falou da importância do projeto para Costa Rica e região. “É um projeto muito importante que eu tenho certeza que já nasce com sucesso. Parabéns ao prefeito e aos vereadores que estão fazendo a cessão dessa área para que 10 famílias possam produzir hortaliças e fornecer aos mercados de Costa Rica. Fico muito feliz de ver este tipo de iniciativa, com certeza esse programa vai crescer, levando o abastecimento de hortifrúti para toda região e se tornando um case de sucesso para outros municípios do Mato Grosso do Sul”, avaliou ela.

O prefeito Cleverson Alves destacou o importante apoio da deputada com a destinação de recursos e maquinários e falou como a produção de hortaliças vem crescendo em Costa Rica.

“A ex-ministra e deputada federal Tereza Cristina é uma das madrinhas do projeto, já destinou muitos recursos para o Programa AgroRica e sempre destaca que é o pequeno produtor rural o responsável por colocar a comida da mesa de todos os brasileiros. Para nós em Costa Rica é uma satisfação poder investir cada vez mais neste projeto que tá dando certo e atingindo uma produção suficiente para atender outras cidades. Estamos dando esse incentivo ao pequeno produtor rural para que não falte alimento na mesa do nosso cidadão costarriquense”, completou o gestor.

O evento também contou com a participação de vereadores, secretários e subsecretários municipais, entre outras autoridades.
Autor: Angela Bezerra