03 MAI 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
De forma lúdica, teatro-palestra aborda cooperativismo com produtores de Costa Rica
O Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, por meio da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) promoveu uma ação sociocultural voltada para os pequenos produtores do município, cooperativas, associações e grupos informais de agricultura familiar. O evento foi realizado nesta terça-feira (3), no auditório da ACIACRI (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica).

Com a proposta de incentivar o desenvolvimento e melhorar o relacionamento entre os produtores, a iniciativa apresentou ao público a peça teatral “Somos todos José”, em que o engenheiro agrônomo, ator e dramaturgo, Manoel de Matos, retrata a vida e os anseios de um homem simples que vive no campo.

De acordo com o gestor da SEMAD, Fernando Barbosa Martins, a proposta é fazer emergir potenciais talentos e habilidades existentes como forma de motivação humana para o processo de crescimento.

Ainda segundo ele, a ação teve como objetivo apresentar os principais conceitos para o tema cooperação a partir de um olhar crítico, questionando a real validade das ações e atitudes popularmente disseminadas, permitindo ampliar possibilidades de ações coletivas com maior efetividade, além de envolver os participantes através da arte, em uma atmosfera leve, que os permitiu diminuir resistências ao novo.

Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, o evento possibilitou a comunidade um momento de troca de informações e experiências. “Esta é uma oportunidade de abordar assuntos recorrentes no dia a dia dos produtores rurais, que refletem diretamente em suas atividades de empreendedorismo”, pontuou o gestor.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Roni Cota, a subsecretaria de Agricultura, Suelen Furquim, o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa, a gestora da Casa do Trabalhador, Soliane Rodrigues e a coordenadora da Sala do Empreendedor, Naiara Matos, entre outras autoridades.
Autor: Angels Bazerra