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Foto Noticia Principal Grande
Fotos: Silvestre de Castro, Gustavo Pelicano e Rogério Paes - Assecom/PMCR
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O Governo Municipal de Costa Rica em parceria com a Câmara de Vereadores disponibilizou cerca de 20 serviços públicos durante o “Meu Bairro é Show”, realizado neste sábado (9), na praça Luziano Garcia Ferreira no bairro Vale do Amanhecer.
 
Foram ações sociais, de saúde, tecnologia da informação, cidadania, cultura e lazer, sendo ofertados gratuitamente aos moradores. A iniciativa teve como objetivo aproximar ainda mais o cidadão com as ações e projetos do Executivo e do Legislativo, além de dar uma atenção especial ao bairro e tornar mais eficiente as estratégias para solução dos desafios da gestão pública.
 
Para o prefeito, Cleverson Alves, a iniciativa visa levar aos bairros, atividades esportivas, de lazer, cultura, cidadania e que gerem interação para o Governo e a população. “Sabemos que o serviço público tem que estar ao alcance das pessoas no seu bairro e quando você leva o prefeito, vice e vereadores para junto do povo, com as ações das secretarias, e demais órgãos imprescindíveis à sociedade, o governo fica mais próximo da população. Com isso, nós estamos resgatando a autoestima da população e acabando com o distanciamento público”, destaca o prefeito.
 
Já a representante do Legislativo, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, participou ativamente da ação e parabenizou o prefeito e equipe pela iniciativa. “Parabéns ao prefeito, servidores e toda a sua equipe por trazer esse formato de inclusão social itinerante ofertando diversos serviços à população. Já dizia o ditado se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé, que os moradores possam desfrutar desses momentos e nós vereadores nos colocamos a disposição da população para receber também as suas demandas”, disse a presidente Manuelina.
 
O evento contou com a presença do deputado estadual Gerson Claro e com a participação das Polícias Ambiental, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Sala do Empreendedor, Procon (Superintendência Orientação e Defesa do Consumidor) e outros.

O Coral Sou do Bem, tambem fez a sua apresentaçao durante o evento e encantou o publico presente com lindas cançoes.
 
Atendimentos e serviços
 
Os atendimentos foram realizados das 8 às 12 horas com a participação de todas as secretaria e autarquias municipais. Dentre os serviços oferecidos estão atividades esportivas e atrações culturais pela Secretaria de Educação (SEMED), jogos de mesa, pintura com tintas em papel e no rosto, contação de histórias, entre outros. 11 servidores atenderam mais de 300 crianças.
 
A Secretaria de Saúde fez 34 atendimentos como Aferição de Pressão Arterial, verificação de Glicemia, 34 Vacinações (calendário adulto e infantil: influenza e Covid-19), 27 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, orientação sobre Limpeza, escovação e aplicação de Fluor, Educação em Saúde, além de 7 exames preventivos. Foram distribuídos 200 kits de higiene dental.
 
Por meio do Castramóvel, a Vigilância em Saúde fez 8 castrações de gatos e cães machos e cadastrou mais 23 animais para o procedimento.
 
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento além de orientar os pequenos agricultores e a população em geral, fez a doação de 50 mudas de árvores frutíferas e auxiliou à secretaria de Assistência Social na entrega de 100 cestas verdes.
 
A Secretaria de Assistência Social esteve presente e ofertou a população do bairro serviços de atendimento diversos. O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e sua equipe técnica participou do “Meu Bairro É Show”, prestando orientação sobre Direitos Violados, entregas do cartões com endereço e número do telefone para Denuncias, bem como todos os serviços ofertados pelo CREAS. Os 39 colaboradores da Secretaria de Assistência Social participaram da ação. Houve muita procura por serviços da Oficina das Oportunidades, onde a equipe juntamente com Gilson Paniago orientou a todos. SERVIÇOS: RG – 18 novos e 17 segundas via; Habitação: 2 atendimentos; Moradia Inacabada: atualização de inscrição; Carol Studio (sombrancelhas) e Lidiane Santos (cabeleireira) – 20 escovas e cortes; Cabeleireira - 10 escovas; Debora Marques - 15 sombrancelhas; Dejanira Cabeleireira - 15 cabelos; Sirlei Cabeleireira - 12 cortes de cabelo; André Faustino - 12 cortes de cabelo; Atendimento BPC - 15 pessoas; Atendimento CAD Único - 25 pessoas; Agendamento - 48 pessoas; Assistente Social - 35 pessoas atendidas. Foram adquiridas pela Secretaria de Assistência Social, 100 cestas de verduras do Cinturão Verde para serem distribuídas aos usuários.
 
Na área de trabalho e profissionalização, com três servidores na ação, a Casa do Trabalhador fez 9 atendimentos e diversas impressões de currículos e encaminhamentos às vagas de emprego, realizando seleção de pessoal para as vagas de trabalho capitaneadas no município, além de orientações para emissões de Carteiras de Trabalho e de requerimento de seguro desemprego. Também foi enfatizado os cursos de qualificação que são disponibilizados.
 
A Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura levou 7 servidores para o evento e distribuiu panfletos de divulgação turística e diversos atendimentos com indicações na mesa para mais de 30 pessoas. Um vídeo institucional do Município com os principais pontos turísticos foi exibido ao público presente.
 
O Departamento de Cadastro da secretaria de Administração e Finanças fez diversos atendimentos ao cidadão, como emissão guias de IPTU, parcelamentos, consultas e negociações, ISS, licenças para empresas e pedidos de avaliações de imóveis, prestando assistência e orientações gerais aos visitantes.
 
A Secretaria de Administração disponibilizou dois pula-pulas e distribuiu 700 picolés, 300 pipocas e 300 pacotinhos com doces para as crianças presentes. O trenzinho da alegria atendeu 120 crianças.
 
O Procon de Costa Rica tem como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. Tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Município, com três servidores presentes, fez 8 encaminhamentos e 5 orientações do Caixa Tem.
 
A Sala do Empreendedor fez três atendimentos para facilitar a vida dos empreendedores com os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). Várias dúvidas foram tiradas dos empreendedores.
 
O SAAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto levou uma equipe composta por 21 servidores, fez 10 atendimentos de ligação de esgoto sanitário social, diversos atendimentos de instrução de ligação, ministrou palestra sobre atendimentos na autarquia, sistema de abastecimento de água e sua qualidade, como funciona o sistema de esgoto sanitário. A equipe esteve comprometida em tirar as dúvidas vindas da comunidade local.

O Projeto Florestinha da Polícia Militar Ambiental orientou os moradores do bairro Vale do Amanhecer sobre fauna e flora, expos animais em taxidermia e ministrou palestras sobre a importância de não se queimar resíduos sólidos como folhas e lixo nas residências, por ser proibido e estar sujeito a penalidades da lei.
 
O serviço de identificação da SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) fez 18 agendamentos de 1ª via da cédula de identidade e 17, de 2ª via na parceria com a Assistência Social.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação – PMCR
Autor: Silvestre de Castro
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