05 ABR 2022
SECRETARIAS
Representante do CEI Davina Correa vence etapa municipal do 1º Desafio Estadual de Merendeiras
A cozinheira Roberta Alves de Oliveira, do CEI (Centro de Educação Infantil Davina Correa de Oliveira) venceu a etapa municipal do 1º Desafio Estadual de Merendeiras realizado nesta segunda-feira (4) e terça-feira (5), em Costa Rica, o maior encontro de valorização das manipuladoras de alimentos do município. Com a vitória, ela garantiu a vaga na etapa estadual da competição que será realizada em Campo Grande.

Voltado para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, o evento é realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara de Vereadores.

“A competição começou com 10 manipuladoras de alimentos, afunilou para 5 e hoje definiu a grande campeã que representará Costa Rica na etapa estadual. É uma iniciativa para prestigiar grandes profissionais que diariamente preparam com todo amor e carinho refeições saudáveis para milhares de estudantes da rede municipal de ensino, além de incorporar os produtos da agricultura familiar cultivados com apoio do Projeto Social Cinturão Verde, inserido no Programa AgroRica”, destacou o vice-prefeito Roni Cota.

Segundo a analista de relacionamento do Sebrae Regional Norte, Jane Paiva, o evento tem por objetivo conectar as cozinheiras do município a um ambiente estratégico que vai desde a introdução dos produtos da agricultura familiar à conscientização das nutricionistas e por fim, o consumo de produtos com mais eficiência nutricional.

“O intuito é um alimento puro, sem conservantes e rico em nutrição. Isso produzirá cidadãos sensíveis ao consumo local, gerando renda aos pequenos produtores e saúde a todos que se beneficiarão deste alimento”, afirmou a analista.

Cozinheira há 6 anos, a merendeira Roberta Alves de Oliveira, preparou um rolinho de abobrinha com frango, que rendeu a ela o primeiro lugar da competição. “Agradeço a Deus e a todos os envolvidos pela oportunidade de participar deste desafio. Eu sempre dou o meu melhor na cozinha e no preparo dos alimentos para os alunos, procurando melhorar cada vez mais”, completou a vencedora.

O evento contou com a presença do vereador Averaldo Barbosa, representando o Legislativo Municipal; do vereador Evaldo Paulino; a secretária interina de Educação, Angélica Moraes; o padrinho do programa Cidade Empreendedora no município, Michel Martines; a nutricionista Etiene Pavan; diretoras das instituições de ensino; entre outras autoridades municipais.

A grande final, reunindo representantes dos demais municípios, ocorrerá ainda neste ano, em data a ser definida pela organização e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.

A competição
Na segunda-feira, 10 profissionais de cozinha participaram de uma oficina preparatória ministrada pelo chef de cozinha Paulo Vasconcelos, onde tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, cada profissional apresentou uma receita e as cinco melhores foram selecionadas.

Na manhã desta terça-feira, as finalistas voltaram à cozinha da Escola Municipal Francisco Martins Carrijo e prepararam os pratos inscritos para um comitê julgador, que elegeu as melhores receitas classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.

O comitê julgador foi composto pela presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), Girlaine Porcílio;  pelo padre Wilkson Mendes; a professora Maria Barbosa, o chef executivo, Paulo Vasconcelos; e o assessor técnico, Marcos Istets Piergentile Junior, representando o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa Martins.

Conheça as receitas finalistas e os profissionais que foram destaques em Costa Rica:
1º lugar:  Roberta Alves de Oliveira (Centro de Educação Infantil Davina Correa de Oliveira) - Rolinho de abobrinha com frango
2º lugar: Lucimara Mesquita (Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa) –Assado de legumes e frango a rolê
3º lugar: Maria Aurenice da Silva (Escola Municipal Francisco Martins Carrijo) – Carne de Panela com purê de mandioca
4º lugar: Ana Lúcia Serafim (Centro de Educação Infantil Ilídia Lacerda de Almeida), - Carreteiro com legumes
5º lugar: Andreia Rodrigues da Silva (Escola Municipal Vale do Amanhecer), pizza de strogonoff com jardineira de legumes
Autor: Angela Bezerra