21 JAN 2022
Consulta Pública inicia Plano Municipal de Turismo de Costa Rica
Foto Noticia Principal Grande
Nos dias 17 e 19 de janeiro foram realizados Workshop com o tema, “Olhar sistêmico para o Turismo de Costa”,
A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), iniciou uma consulta pública no município de Costa Rica para conhecer a opinião dos moradores a respeito do Turismo da cidade. Por meio do site da prefeitura - costarica.ms.gov.br - a população pode responder a três perguntas e, desta forma, contribuir para a estruturação do setor na região. A comunidade pode responder ao questionário até o 15 de fevereiro. A data inicial era 23 de janeiro, mas foi prorrogada para alcançar mais participantes.

“O Turismo, desde quando bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para o município, Estado e o País. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento da cidade por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local”, comenta a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun.

A consulta pública é a primeira fase de construção do Plano Municipal do Turismo. Na sequência, seguindo o cronograma de trabalho da Fundação, serão promovidos workshops voltados a públicos específicos, além da realização de pesquisas.

“Por meio do Plano de Turismo iremos organizar estratégias e metas para o turismo da cidade, trabalhando de maneira mais ordenada e organizada. É de extrema relevância a participação da comunidade nesta consulta pública, reforçamos o pedido para que todos acessem o site da prefeitura e participem”, pontua o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird.

Na semana de 16 a 20 de janeiro, a equipe esteve no município para dar início a segunda etapa do projeto, que será a pesquisa direta com a comunidade. Será feito um mapeamento do potencial turístico e das pessoas do setor privado e público que podem contribuir com o plano.

Já nos dias 17 e 19 de janeiro foram realizados Workshop com o tema, “Olhar sistêmico para o Turismo de Costa”, no auditório da secretaria de Educação da cidade.

O Plano Municipal de Turismo, é uma ferramenta que tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da atividade, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do Turismo no destino.

Vocação turística – Ecoturismo e Turismo de Aventura
Costa Rica é um município sul-mato-grossense localizado na região Nordeste do Estado, a 339 quilômetros da capital Campo Grande e faz divisa com Goiás e Mato Grosso. É a Capital Estadual do Algodão e dos Esportes de Aventura, pois possui um grande potencial turístico em exploração. Está inserida nas 100 cidades mais promissoras do Brasil, podendo tornar-se, em breve, uma referência no turismo de MS.

O ecoturismo está em pleno desenvolvimento na cidade, abrigando dois parques municipais - Sucuriú e Lages; e um estadual, o Parque Estadual Nascentes do Taquari, conhecido por abrigar os Canyons do Engano. Como se isso não fosse o suficiente, ainda dá acesso ao Parque Nacional das Emas, proporcionando várias opções de passeios em meio à natureza.

Autor: Assessoria de Comunicação