29 DEZ 2021
FINANÇAS
Costa Rica antecipa salário dos servidores para o dia 21 de janeiro e vai pagar junto, o abono
Foto Noticia Principal Grande
Secretário de Finanças, Uriel Carvalho de Oliveira ; Foto: Silvestre de Castro - Assecom/PMCR
O secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho de Oliveira confirmou nesta quarta-feira (29) que vai adiantar o pagamento dos salários de janeiro dos 1.114 servidores do Município de Costa Rica para o dia 21 de janeiro de 2022, data em que também será feito o pagamento do Abono Pecuniário de R$ 1 mil dos servidores e dos estagiários vinculados à administração pública, no valor de R$ 500 reais.

“Vamos antecipar para o dia 21 o pagamento referente ao mês de janeiro e pagar na mesma data, o abono pecuniário concedido aos servidores e estagiários", afirmou Uriel. "Lembrando que, a partir de janeiro, conforme a lei nº 1.637, os contracheques de todos os servidores municipais ocupantes de cargos efetivos e da administração direta e indireta e dos aposentados e pensionistas do Serviço de Previdência Municipal vem com o reajuste linear de 16,5%, dentro do limite de gastos com pessoal, para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal", explicou o secretário.

Como justificativa, o secretário de finanças, Uriel Carvalho disse ser impossível fazer o pagamento do abono pecuniário na primeira quinzena de janeiro, como se pensava fazer, devido aos fechamentos que a pasta tem que fazer, as conciliações bancárias, o encerramento do exercício financeiro do ano de 2021, e depois, a implantação dos saldos, e a preparação de toda a documentação para iniciar os pagamentos relativos ao ano de 2022 e fazer a devida correção do índice de reajuste na folha de pagamento dos servidores municipais neste primeiro mês do ano.

“Não temos fator humano para isso, tendo em vista que uma grande parte dos nossos colaboradores estão de férias coletivas até o dia 10, e uma outra parte, está de férias até o dia 20, com retorno a partir do dia 21 em diante”, completa Uriel.

Fonte: Assecom/PMCR
Autor: Silvestre de Castro