09 DEZ 2021
Costa Rica investe em construção e restruturação de pontes e mata-burros
Em 11 meses o Município de Costa Rica, através da Secretaria Municipal de Obras, já revitalizou 8 pontes, construiu uma nova e reformou 6 mata-burros. Associada a recuperação das estradas vicinais com cascalhamento e patrolamento, a iniciativa faz parte do compromisso do Governo Municipal firmado com a comunidade rural costarriquense.

De acordo com o gestor da pasta, Penides Garcia, o objetivo é propiciar melhoria na trafegabilidade das estradas rurais municipais, viabilizar melhorias no escoamento da produção agrícola garantindo melhorias na renda familiar, além de melhorar o deslocamento da população rural à cidade, garantindo atendimento à saúde, transporte escolar, melhorando a qualidade de vida do produtor rural.

“Em síntese, neste período reformamos as pontes que ofereciam riscos de trafegabilidade assim como os mata-burros da região do Bebedouro e Macaúba e construímos a ponte sobre o Córrego Bom Jesus. Revitalizamos as estradas vicinais em todas as regiões, além das obras de drenagem nos bairros e no Parque Industrial. Graças ao empenho e trabalho de toda equipe conseguimos atender a demanda neste primeiro ano de gestão”, destacou o secretário.

Segundo o subsecretário, Anivaldo Martins, foram investidos com recursos próprios do Município R$ 19.800 para construção da ponte, R$ 91.129,06 para reformas e R$ 3.200 na revitalização dos mata-burros.

Ainda segundo o subsecretário, as ações da Secretaria Municipal de Obras continuam. “Mesmo com os desafios deste período chuvoso, as atividades da secretaria não param. As equipes estão a todo vapor para concluir o cronograma estabelecido para dezembro, assim como foi feito nos outros meses deste ano. Estas ações garantem não só o tráfego de pessoas com segurança e mais conforto, mas também o tráfego dos veículos pesados que usam as vias para o escoamento da produção egressa de chácaras, sítios e fazendas localizados em nossa zona rural”, concluiu ele.

Revitalização da frota

Também com recursos próprios, em 2021 o Município já investiu mais de R$ 1 milhão na revitalização da frota da Secretaria Municipal de Obras.

Foram adquiridos um caminhão VW Robust 17230 equipado com poli guincho duplo articulado para caçamba, uma máquina de demarcação viária equipada com conjunto de aplicador e carretinha de transporte, uma caminhonete L200 Triton e uma caminhonete Nissan Frontier para atender o Departamento de Engenharia.

Além destes veículos, o Município está com processo de licitação aberto para aquisição de uma patrulha mecanizada composta por 3 caminhões para atender a Secretaria de Obras, que serão pagos com recursos oriundos do convênio Plataforma+Brasil.

“Todo o investimento em trafegabilidade, bem como a renovação da frota, promove o desenvolvimento do nosso município, garantindo segurança, agilidade no atendimento ao cidadão, além de reforçar a importância de cuidar e preservar o patrimônio público”, avaliou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.