07 DEZ 2021
MEIO AMBIENTE
Costa Rica faz revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para os próximos 20 anos
O Município de Costa Rica por intermédio da Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, com participação da empresa Ampla Consultoria e Planejamento, realizou nesta terça-feira (7) uma audiência pública para apresentar a versão final da revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e o planejamento estratégico para os próximos 20 anos.

A abertura foi feita pelo secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird, que ressaltou a importância do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e a explanação da revisão ficou por conta da engenheira sanitarista ambiental da empresa Ampla Consultoria e Planejamento, Cristiane Taroco Fosca.

“Hoje apresentamos a versão final dos trabalhos, que teve início em junho de 2021 com a etapa de diagnóstico, visita técnica em todos os sistemas que compõem as unidades de manejo dos resíduos sólidos e apresentação de todo o planejamento estratégico para o manejo ao longo dos próximos 20 anos.
Foram estabelecidos os objetivos e as metas, identificados os programas, os projetos e as ações para atendimento dessas metas nesse período de planejamento. A partir dessa audiência pública, temos a versão final do plano, que é um importante instrumento estratégico para o município alavancar nas ações referente ao manejo, principalmente no que se refere à reciclagem dos resíduos sólidos”, destacou o secretário.

Segundo a engenheira sanitarista ambiental, em relação à infraestrutura Costa Rica está bem à frente dos demais municípios, por contar com coleta seletiva implantada, ter unidade tanto de disposição final como um galpão novo para reciclagem dos resíduos, sendo necessário ampliar ações voltadas a educação ambiental e na fiscalização do manejo dos resíduos.

“O mais importante a ser discutido com a comunidade, é a responsabilidade do cidadão frente ao manejo dos resíduos. Apresentamos os instrumentos para o município conseguir alavancar com relação à reciclagem tanto dos resíduos secos quanto dos orgânicos para estar atendendo a política nacional de resíduos sólidos, a Lei nº 12.305, é de extrema importância o engajamento da população, para estar dispondo adequadamente os resíduos para a coleta, participando efetivamente da coleta seletiva,  realizando a compostagem dos resíduos orgânicos nas residências para diminuir a quantidade desses resíduos que são coletados e encaminhados para a disposição final, entre outras ações específicas”, completou ela.

Participaram da audiência pública, o procurador geral do Município, Rogerio do Carmo Soto Coelho; os secretários municipais, de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle Uriel Carvalho de Oliveira; e de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto; o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes Barbosa; a vereador Rosangela Marçal Paes representando o Legislativo; a gestora da Casa do Trabalhador Soliane Rodrigues Anacleto Ulian, entre outros representantes de entidades de classe.