25 OUT 2021
ADMINISTRAÇÃO
Costa Rica e ICMBio assinam termo de cooperação mútua para uso público do Parque Nacional das Emas
O Município de Costa Rica e o Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio) assinaram na tarde desta sexta-feira (22) o termo de reciprocidade com o objetivo de estabelecer um regime de cooperação mútua para uso público do Parque Nacional das Emas. O termo foi assinado na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Paço Municipal entre o chefe do parque Marcos da Silva Cunha e o prefeito municipal Cleverson Alves dos Santos na presença de diversas outras autoridades municipais.

O acordo envolve as áreas de administração, obras e serviços, uso público, pesquisa e manejo dos recursos naturais, educação ambiental, vigilância, fiscalização e monitoramento, controle de queimadas, limpeza e conservação, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, cultura e meio ambiente, bem como de outras que vierem a ser posteriormente definidas pelas partes.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, “o objetivo ao fazer essa aproximação com o Parque Nacional das Emas que é federal e que tem boa parte localizada no Município de Costa Rica, há muitas atividades de interesse comum e turístico que estão no parque. Com essa parceria nós vamos auxiliar o parque com recursos, equipamentos e mão de obra, e como contrapartida nós vamos poder utilizar as instalações do parque para levar turistas e implementar o turismo de Costa Rica. O convênio vale por 2 anos podendo ser prorrogado por igual período por interesse das partes. O parque tem várias atrações turísticas como o boia cross, a bioluminescência, um espetáculo, a observação de animais e conservação da natureza é muito importante, além do ganho com os turistas que poderão vir e fazer a visitação por Costa Rica”, argumenta o prefeito.

Para o chefe do parque das emas, Marcos da Silva Cunha, “o parque e a prefeitura tem já ações em andamento visam fomentar o turismo na região do Município e no parque. Esse termo vem documentar ações já existentes e incrementar a partir de agora, que o turismo realmente cresça na região e com qualidade, que possamos ter melhores estruturas para receber as pessoas os turistas e isso, gere não só empregos, renda e resultados positivos para ambas as partes”, ressalta.

Participaram do ato representado o secretário municipal de turismo, meio ambiente, esporte e cultura, Ivair Barbosa, chefe do Departamento de meio ambiente; o chefe do Parque Nacional das Emas e representante do Instituto Chico Mendes Marcos da Silva Cunha; o prefeito Cleverson Alves e o vice-prefeito Roni Cota; os vereadores Evaldo Paulino (que representou o Legislativo) e Rosangela Marçal; Fiscal ambiental  e responsável pelo IMASUL - Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul e pelo Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, Martha Gilka Gutierrez Carrijo; o procurador geral do Município, Rogério Coelho; Secretários Municipais: Airton Ruiz (de Governo), Uriel Carvalho (de Administração e Finanças), Evair Gomes (de Assistência Social), Penides Garcia (de obras), Maria Barbosa (de Educação), Suelen Furquin (de agricultura e Desenvolvimento); os subsecretários: José Edson Gonçalves (para assuntos legislativos), Reinaldo Valin (administração e Finanças), Angélica Moraes (de educação), Fernando Barbosa (de agricultura) e Roberto Paes (de Desenvolvimento), além de Maira e Emanuela, uma engenheira ambiental e a outra turismóloga com atuação no Parque das Emas.

Fonte: ASSECOM/PMCR