08 JUN 2022
ADMINISTRAÇÃO
Costa Rica mantém feriado do 13 junho e expediente normal na sexta-feira nas repartições públicas
O costarriquense poderá desfrutar do tão esperado feriado da próxima segunda-feira,13 de junho - Dia do padroeiro Santo Antônio. Na data as repartições públicas não terão expediente, retornando as atividades na terça-feira (14) às 7 horas.

Já na sexta-feira (17), após o feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira (16), o expediente será normal, portanto sem ponto facultativo.

Apesar do decreto estadual, que suspenderia o feriado do dia 13 de junho garantindo a comemoração com ponto facultativo no dia 17, a medida segue a Lei Municipal Nº 1.163, de 7 de outubro de 2013, que traz no parágrafo único do artigo 2º a proibição de qualquer alteração no dia da comemoração dos feriados, sem prévia autorização legislativa.

Santo Antônio
Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, nome de batismo, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195. De família nobre e rica, era filho único. A formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa.

É conhecido como protetor das coisas perdidas, dos casamentos, dos pobres. É o santo dos milagres. Ele morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos, por isso é conhecido como Santo Antônio de Pádua, mas também como Santo Antônio de Lisboa, por ser a cidade de origem. Foi canonizado um ano depois de sua morte, em 1232.

Corpus Christi no Brasil
A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Essa data tem como objetivo comemorar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, ritual sagrado instituído por Jesus durante a realização da Última Ceia.

Autor: Angela Bezerra