08 OUT 2021
Prefeitura, SENAI e Câmara entregam certificados para mais 45 jovens de Costa Rica
Na tarde desta quinta-feira (7), mais 45 jovens de Costa Rica receberam certificados de conclusão nos cursos de atendimento ao cliente, fundamentos para práticas em atendimento em escritório e contabilidade básica. As capacitações foram realizadas pelo Município de Costa Rica, através da SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento) e Casa do Trabalhador, em parceria com SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) com apoio da Câmara de Vereadores.

Segundo a gestora da Casa do Trabalhador, Soliane Rodrigues Anacleto Ulian, os cursos foram realizados de 27 de setembro a 2 de outubro, com objetivo de promover o conhecimento e formação inicial para a inserção no mercado de trabalho.

Durante a cerimônia de entrega de certificados, o vice-prefeito Roni Cota falou da importância do aperfeiçoamento das habilidades técnicas para o mercado de trabalho. “Através de parcerias firmadas com o Senai por meio do Programa Cidade Empreendedora, Sebrae, Câmara de Vereadores, Casa do Trabalhador, Sindicato Rural e Aciacri, o governo municipal por meio da SEMAD, tem realizado palestras, cursos profissionalizantes e formações complementares para garantir aos nossos jovens a capacitação, valorização e inserção no mercado de trabalho, gerando cada vez mais emprego e renda em nosso município”, ressaltou ele.

O gerente Senai na região norte, Roger Benites, parabenizou o governo municipal pelo comprometimento com o desenvolvimento pessoal e econômico da população. “Quero parabenizar a Prefeitura de Costa Rica, a Câmara de Vareadores, a SEMAD e a Casa do Trabalhador, pelo trabalho desenvolvido através de ações concretas em benefício da população costarriquense e do desenvolvimento econômico da cidade, além de agradecer a todos pela confiança depositada no SENAI. Parabéns também aos concluintes dos cursos, que acreditaram, se inscreveram, participaram e que hoje recebem seus certificados”, frisou Benites.

Também participaram da entrega o presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa; a secretária municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Furquim, acompanhada dos subsecretários da pasta, Fernando Martins e Roberto Paes Barbosa e a coordenadora pedagógica, Juliana Marina Gonçalves de Brito Cardoso.

Capacitação anterior
Em setembro, outros 20 jovens de Costa Rica receberam certificado de conclusão no Curso de Informática Básica realizado pelo Município de Costa Rica, através da Casa do Trabalhador, em parceria com o Sindicato Rural.

A capacitação foi realizada de 25 a 30 de agosto e contou com a participação de jovens a partir de 14 anos.

Próximas capacitações
 Estão abertas as inscrições para quatro novas capacitações gratuitas voltadas à população de Costa Rica. A iniciativa é realizada pelo Município de Costa Rica, ACIACRI (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Costa Rica) e Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, através do Programa Cidade Empreendedora.

Por meio da ação, as capacitações ofertadas são nas áreas Automotiva, Construção civil, Informática e Transformação digital e serão realizadas em unidades móveis (carretas equipadas). Os veículos veem até o município e permanecerão de acordo com o cronograma estabelecido.

As inscrições seguem até 25 de outubro. Os interessados devem procurar a Casa do Trabalhador, localizada na rua Josina Garcia de Melo,205, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Maiores informações através do telefone (67) 3247-4689.