03 SET 2021
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Com foco na revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, SEMTMA realiza estudo na UTR do Aterro Sanitário
A SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) realizou na quarta-feira (1º) uma pesquisa de composição gravimétrica na UTR (Usina de Triagem de Resíduos Sólidos) no Aterro Sanitário. O estudo visa contribuir com a revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Coopercori (Cooperativa de Trabalho e Comercialização de Materiais Recicláveis de Costa Rica) e a Sol Brasil Soluções Ambientais. Já a revisão do plano é feita pela empresa Ampla Consultoria e Planejamento que foi contratada pela Gestão Municipal.

Segundo o gestor da pasta Artur Delgado Baird, o objetivo é identificar o percentual de cada resíduo presente na fração total analisada. "Dessa forma caracterizamos o comportamento da população de Costa Rica e o manejo empregado nos resíduos sólidos", disse.

Acompanharam o estudo na UTR, a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ivair Barbosa Narciso; a Engenheira Sanitarista Ambiental, Brena Juliana Higa e a estagiária em Engenheira Florestal, Amanda Amorim da Silva.