26 AGO 2021
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Atletas de Costa Rica faturam 1 medalha de ouro, 10 de prata e 7 de bronze no JEMS 2021
Equipe de Natação
Os dias 21 e 22 de agosto foram especiais para a delegação de Costa Rica que disputou a edição 2021 do JEMS (Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul) realizado em Campo Grande (MS), a primeira com as etapas individuais nas faixas etárias de 12 a 14 anos. Foi a melhor participação de uma equipe costarriquense neste evento, que trouxe para casa uma medalha de ouro, 10 de prata e sete de bronze.

O prefeito, Cleverson Alves dos Santos parabenizou toda a delegação de Costa Rica pela participação nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.

“É motivo de muita satisfação para Costa Rica ver nossos atletas se destacarem na Jogos Escolares da Juventude. Só o fato dos representantes do nosso Município participarem da competição já seria suficiente para nos encher de orgulho, mas os nossos atletas foram além, se destacaram e trouxeram para casa medalhas de ouro, prata e bronze. O Município cumprimenta cada um dos jovens atletas, professores e a toda delegação, e reafirma seu compromisso em apoiar a prática de esportes e os esportistas locais”, declarou Cleverson.

O secretário de esportes, Artur Baird, reforçou o incentivo ao esporte através do Projeto Forjando Campeões. “O esporte e o lazer são prioridades da administração municipal e o Projeto Forjando Campeões está aí para dar todo o suporte necessário aos nossos desportistas. Parabéns aos atletas pelo esforço, dedicação e conquistas, elevando o nome de Costa Rica no cenário estadual e em breve no cenário nacional”, destacou ele.

Natação

Na pontuação final da natação masculino/feminino, Costa Rica ficou em 2ª lugar com 170 pontos. As disputas foram nos 50 e 100 metros borboleta, 50 e 100 metros costas; 50, 100 e 400 metros livre, revezamentos 4x50 metros livre e medley; 50 e 100 metros peito, e 200 metros medley.

No masculino, Costa Rica ficou em 3ª lugar com 44 pontos, e no feminino em 2ª lugar com 126 pontos.

O destaque da participação de Costa Rica nos jogos escolares na natação foi Gabrielly Yane Barbosa, campeã da prova nos 200 metros medley feminino. Com o resultado ela deve representar Costa Rica e Mato Grosso do Sul no nacional que ocorrerá de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

A equipe de natação feminina foi composta pelas atletas Gabrielly Yane Barbosa, Maria Eduarda Lacerda, Maria Fernanda e Yorrana Andrade. Já a equipe de natação masculina esteve formada por Gabriel Almeida Carrijo, Gabriel Lemos, Heros Fonseca Brant e João Vitor Menezes.

Atletismo

No atletismo, mesmo com pouco tempo de treino os atletas obtiveram bons resultados e pontuaram para a equipe no geral, no 8º lugar. Destaque para o atleta Mickael Lucas dos Santos, que brigou pelo pódio, ficando em 4º lugar por diferença de milésimos na prova dos 80 metros.

A equipe do atletismo é composta pelos atletas Adryan Cleiton Moreira da Silva,Gabriel Morila de Freitas, Ivy Alessandro Justino Bezerra, João Pedro Nogueira Paes, João Pedro Silva Ferreira, Kauam Rhikelmy Alves da Silva, Luciano Rodrigues dos Santos, Mickael Lucas dos Santos, Paulo Izaias Cardoso Dantas,Rafaela Benitez, Rogner Felix da Silva e Yasmin Felix da Silva.

O evento

Foram dois dias intensos de disputas, intercâmbio sociocultural entre alunos-atletas e, acima de tudo, alívio pela retomada da tão aguardada competição, o que também representa esperança para o fim da pandemia da Covid-19, entretanto, como o vírus ainda não foi embora, segurança sanitária foi a chave do evento organizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Com testagem completa de todos os envolvidos e cumprimento severo de protocolo de conduta de biossegurança elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul, estado exemplo no controle da pandemia e líder de vacinação, consolidou-se como um dos primeiros do país a trazer de volta as competições esportivas.

Oito modalidades individuais foram disputadas nesta primeira etapa dos Jogos: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos gêneros masculino e feminino. A competição serviu de seletiva estadual e classificou estudantes-atletas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto à Secretaria Especial do Esporte.

Mais de 280 alunos-atletas de escolas públicas e privadas participaram dos Jogos, oriundos de 24 municípios: Costa Rica, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

Autor: Assessoria de Comunicação