24 AGO 2021
Costa Rica tem 116,08% de adultos vacinados contra Covid-19
Com uma população adulta possivelmente maior do que a estimativa apontada pelo DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil), Costa Rica possui um percentual de 116,08% de adultos vacinados com pelo uma dose da vacina contra Covid-19 até esta terça-feira (24). Os dados são do Painel MAIS (Monitor de Apoio às Informações em Saúde) da SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, em Costa Rica já foram aplicadas 25.776 doses de vacina, sendo 17.149 na 1ª dose, 2.674 para dose única e 5.953 na 2ª dose.

A população estimada do município pelo DataSUS em 2020 é de 21.142 pessoas, o que deixa Costa Rica com 40,81% da população geral imunizada, ou seja, que já recebeu a 2ª dose e a dose única da vacina.

A população estimada de 18 anos acima e grupos prioritários em Costa Rica é de 15.919 pessoas, entretanto deste total, 15.805 pessoas receberam a 1ª dose e outras 2.674 pessoas tomaram a dose única, um percentual de vacinados de 116,08%.  Entre essa faixa etária o percentual de imunizados é de 54,19%.

Já a população estimada entre 12 e 17 anos é de 2.208 adolescentes sem comorbidades. Deste total 1.344 já receberam a 1ª dose de Pfizer, o equivalente a 60,87% de vacinados.

Fato semelhante também aconteceu em Novo Horizonte do Sul (MS), a cidade tem 118,39% dos adultos vacinados, assim como Antônio João (114,56%), Ponta Porã (112,49%) e Chapadão do Sul (112,24%).

Atualização populacional
O prefeito Cleverson Alves está em Brasília (DF) nesta terça-feira em busca de apoio para uma atualização da população geral de Costa Rica. Para ele, dados apontados pela vacinação por exemplo, mostram que o município possui muito mais que 21.142 habitantes.

“Acreditamos que a população geral ultrapasse 23 mil habitantes e precisamos de uma atualização desses dados, pois o município perde muito deixando de receber recursos e ações por conta desse descompasso populacional”, ressaltou o gestor.