Quando comparados os seis primeiros meses deste ano e o mesmo período no ano anterior, Costa Rica teve uma redução de 97,9% nos casos confirmados de dengue em 2021. Até o dia 30 de junho deste ano, foram registrados 6 casos contra os 290 de janeiro a junho de 2020.
De acordo com o coordenador municipal de endemias, Geandro dos Santos Almeida, o número de notificações também reduziu significativamente. Nos primeiros 6 meses de 2020 foram notificados 670 casos, enquanto que no mesmo período de 2021 o número caiu para 62 notificações.
“Mesmo durante a pandemia, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti não foram paralisadas em Costa Rica. Além do trabalho de rotina, onde há a visitação domiciliar dos agentes de endemias seguindo as medidas de biossegurança, em casos suspeitos o Controle de Vetores entra com ações imediatas de bloqueio e nebulização com uso inseticidas UBV (Ultra Baixo Volume)
Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos as ações vão de encontro do Plano Municipal de Contingência da Dengue,Chikungunya e Zica vírus.
“Costa Rica é um município em desenvolvimento acelerado que apresenta aumento sucessivo de sua população e para atender essa demanda, o plano municipal de contingência apresenta diversas estratégias. Neste primeiro semestre tivemos o menor índice de notificações e casos confirmados desde 2014, um êxito que envolve o trabalho dos agentes, o poder público e principalmente a colaboração da população costarriquense”, frisou o prefeito.