21 JAN 2013
Secretaria de Saúde de Costa Rica promove Arrastão contra a Dengue

As constantes chuvas de verão aliadas ao calor forte da estação é a combinação perfeita para a criação do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da Dengue. Por isso, com o objetivo de evitar uma possível epidemia da doença em Costa Rica (MS), a Secretaria Municipal de Saúde Pública deu início na manhã desta segunda-feira (21), o Arrastão contra a Dengue que deve percorrer nos próximos 10 dias as residências, terrenos baldios e saídas da cidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Adriana Tobal, a ação é desenvolvida através da equipe de Vigilância em Saúde/Controle de Vetores que durante os próximos 10 dias estará realizando um trabalho de conscientização para que não ocorra incidência maior de criadouros do mosquito.

Na manhã de hoje (21), a secretária acompanhada do coordenador de Vetores, Geandro dos Santos Almeida, participaram de duas entrevistas, sendo uma na Rádio Globo e a outra na Cidade FM, onde fizeram um apelo à população para que colabore com o arrastão, no sentido de abrir as portas de suas casas para que a equipe de Vetores possa entrar e eliminar os focos do mosquito, recolhendo todo e qualquer lixo e entulho que acumule água.

“Se cada um fizer a sua parte o resultado desse trabalho será mais rápido e assim estaremos evitando o problema da Dengue em Costa Rica. Por isso contamos com o envolvimento de toda a comunidade nesta campanha”, finaliza Adriana Tobal.

Segundo dados da coordenação de Vigilância em Saúde, a estimativa é que seja recolhidos mais de 40 caminhões de lixo com esse arrastão, uma vez que, no ano passado o mutirão não foi realizado. Ainda conforme informações do órgão, somente neste ano já foram notificados 18 casos de dengue, no entanto, nenhum ainda foi confirmado.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024