16 OUT 2015
Autoridades de Costa Rica participam de reunião na Capital buscando parceria para sediar a Copa América de Corrida de Aventura

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa e o guia turístico Victor Renato participaram na manhã de quinta-feira, 15 de outubro de 2015, de uma reunião com o presidente Fundtur/MS - Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, o presidente da CBCA – Confederação Brasileira de Corrida de Aventura, Mauricio Santi e com o diretor presidente da Fundesporte - Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul – Prof.  Me. Marcelo Miranda, oportunidade em que buscaram parceria do Governo do Estado para que a final da Copa América de Esporte de Aventura seja sediada em Costa Rica – MS.

Na oportunidade, o presidente da CBCA apresentou os pré-requisitos para a realização da competição em Costa Rica. Segundo ele, já no mês de novembro deste ano a equipe técnica da confederação estará visitando o Município e também outras cidades que estão disputando para ser sede da competição. “Vamos conhecer a infraestrutura, estudar a logística e também avaliar as possíveis rotas para montar o percurso”.

35 países participam da Copa América de Esporte de Aventura, sendo três da América do Norte, 12 da América do Sul e 20 da América Central. Para a realização do evento em Costa Rica será necessário um investimento aproximado de R$ 235 mil, por isso, o prefeito acompanhado do presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos e dos vereadores Lucas Lázaro Gerolomo, Rayner Moraes, e Ivanildo Ferrari ‘Didão’, buscou uma parceria do Governo do Estado para que sinalizasse o apoio para a realização da competição com pelo menos 50% do valor estimado.

“A reunião foi muito produtiva, agora temos que aguardar uma posição dos órgãos estaduais. O Estado sendo parceiro do Município nós oferecemos a contrapartida”, garantiu o prefeito de Costa Rica.

A data prévia para a realização da competição no Brasil é 21 de abril de 2016, seguindo por cerca de quatro dias de disputa. A Copa terá um percurso de 150 a 200 quilômetros com cinco modalidades de esportes, sendo: Orientação; Canoagem (caiaque); Rapel; Mountain Bike e Trekking (caminhada em trilhas).

“Estamos passando por um momento difícil no País, mas Costa Rica está se sobressaindo, temos toda a infraestrutura para receber a competição, como exemplo o Centro de Eventos Ramez Tebet que suporta mais de 10 mil pessoas tranquilo, além de estarmos bem estruturados no ramo de hotelaria, podendo ainda oferecer alojamento nas nossas escolas municipais que são todas climatizadas”, argumentou Victor Renato.

O guia complementa que Costa Rica tem potencial para oferecer um roteiro lindo de cachoeiras pelas nascentes do Rio Sucuriú, “iniciando na Rapadura, sem falar nas Araras, Saltinho, o onipotente Salto Majestoso, contamos ainda com as trilhas nos Cânions e no PNE – Parque Nacional das Emas”.

Ainda conforme Victor Renato, ele e mais um grupo de amigos estão há anos batalhando para alancar o turismo de Costa Rica pelo mundo a fora “nós vemos essa competição como uma grande oportunidade de marketing para a nossa cidade, o Município tem estrutura que comporta”, defende o guia que elogia o comprometimento do prefeito Waldeli com o turismo regional.

“Nesses quase 10 anos de governo do Waldeli, nosso turismo evoluiu muito. A disposição do prefeito em buscar esse investimento para sediarmos a competição, o esforço dele para trazer esse grande evento para a nossa cidade, essa vontade de fazer a coisa acontecer, de solicitar reunião com os órgãos competentes do Estado isso me deixa muito orgulho, principalmente por poder participar e ser prova de que tudo que está ao nosso alcance está sendo feito para que consigamos ser sede da final da Copa América de Corrida de Aventura”, finaliza Victor Renato.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024