05 OUT 2015
Costa Rica elege cinco novos conselheiros tutelares para a gestão 2016/2019

O Município de Costa Rica – MS por meio do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no domingo, 04 de outubro de 2015, o pleito eleitoral para eleger os novos membros do Conselho Tutelar para a gestão 2016/2019.

Conforme a comissão organizadora do pleito, 1.481 eleitores participaram da escolha dos novos conselheiros tutelares de Costa Rica. O processo que pela primeira vez foi unificado e aconteceu em todo País, seguindo a Lei nº 12.696/2012, elegeu conselheiros responsáveis pela garantia e zelo dos direitos da criança e do adolescente.

Conforme o secretário Municipal de Assistência Social Waldomiro Bocalan ‘Biri’, o dia de votação em Costa Rica foi tranquilo. A Polícia Militar esteve durante todo o período de votação na Câmara de Vereadores acompanhando o movimento e garantiu a segurança dos votantes. “Eu acredito ser uma atitude muito importante, pois o voto ajuda a eleger as pessoas que terão o compromisso e a responsabilidade de cuidar de nossas crianças, ajudá-las, orientá-las e se engajar na causa pelos direitos delas”, declarou o secretário.

A posse dos conselheiros tutelares está prevista para acontecer em janeiro de 2016 e estes serão encarregados de zelar pela defesa dos direitos da criança e do adolescente, fiscalizando a atuação do Poder Público, de entidades e das famílias por um mandato de quatro anos. “Precisamos de pessoas capazes de fazer um bom trabalho e é por isso que eu vim garantir meu voto. É nosso compromisso como cidadãos saber em quem votar e saber quem estará fazendo esse trabalho depois”, destacou o presidente do CMDCA, Osmar Marques Pinheiro.
Após o encerramento da eleição, a comissão eleitoral se reuniu na Câmara de Vereadores onde foram contados todos os votos. Foram eleitos cinco conselheiros, de um total de 15 candidatos. Confira abaixo a lista dos eleitos:

Geovânia Carvalho Pereira – 241 votos
Milva Maria Menezes Corrêa – 234 votos