12 SET 2015
Prefeitos, vereadores e produtores assinam carta defendendo a criação de um Porto Seco na Tríplice Fronteira

Os prefeitos, vereadores e produtores rurais de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, assinaram na manhã deste sábado, durante a realização do 1º Circuito de Desenvolvimento da Tríplice Fronteira, em Costa Rica - MS, uma carta solicitando ao Ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, investimentos na Ferronorte, avistando assim novos sonhos como a implantação de um Porto Seco na região que compreende os três estados.

Ao abrir a palestra, o prefeito de Costa Rica Waldeli dos Santos Rosa, abordou o tema empreendedorismo focado no desenvolvimento da Tríplice Fronteira. “Não me canso de lutar pelo desenvolvimento da nossa região, em especial da minha querida Costa Rica, sou um administrador que vive de sonhos e realizações, por isso, acredito que podemos sim usar a nossa logística que é o coração da Baús conectada a Ferronorte para construímos o nosso Porto Seco e assim começarmos a exportar dentro de casa, trazendo portanto mais desenvolvimento para a nossa região’’, alegou o prefeito de Costa Rica.

O prefeito de Costa Rica acrescentou ainda que a “região da Baús, tem uma localização estratégica, pois reúne um grande volume em sua produção, além de qualidade, ciência e a Ferronorte que hoje não utiliza nem 20% da sua capacidade. Ao instalarmos esse Porto Seco estaremos resolvendo o problema de escoamento da produção agrícola dos três Estados. Este é um sonho que divido com vocês e que acredito que podemos realizar juntos com apoio do senador Caiado e de todos que assinarem a carta de intensão que será encaminhada para o Ministro dos Transportes”, finalizou o prefeito que foi aplaudido pelo público presente ao defender esse sonho.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica, José Augusto Maia Vasconcelos agradeceu todas as autoridades e público presente por prestigiarem o evento. “Sinto-me lisonjeado em recebê-los aqui para debatermos o desenvolvimento da Tríplice Fronteira, é só assim, unindo forças, que vamos conseguir ampliar os nossos sonhos de uma região cada dia mais promissora”.

Já o prefeito de Figueirão – MS, Rogério Rosalin em sua fala lembrou que em Mato Grosso do Sul a produção de grãos é transportada por meio das rodovias, que acabam, por muitas vezes dependendo dos estados do Paraná e Mato Grosso para continuar o trajeto via ferrovia até os portos do Sul e Sudeste do Brasil. “Essa é uma situação que necessita de mudança urgente. Nós estamos falando do setor que emprega 37% dos trabalhadores brasileiros”, destacou Rosalin quando defendeu o desenvolvimento logístico.

O documento entregue ao senador Ronaldo Caiado defende que com a criação do Porto Seco será possível diminuir o custo-logístico, democratizar a distribuição do ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços – bem como proporcional agilidade no escoamento.

12/09/2015
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024