09 SET 2015
Secretaria Municipal de Saúde inicia campanha para segunda dose da Vacina contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica convoca todas as adolescentes de 11, 12 e 13 anos,11 meses e 29 dias a comparecerem a uma ESF – Estratégia de Saúde da Família - mais próximo de sua casa para receber a 2º dose de vacina contra o HPV.

A secretária Municipal de Saúde, Adriana Tobal, enfatiza que o objetivo do Ministério da Saúde é reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero e dá continuidade à estratégia de vacinação contra o papilomavírus humano subtipo 6, 11, 16 e 18 neste mês de setembro. “A vacina contra o HPV quadrivalente foi incluída na rotina do SUS - Sistema Único de Saúde - no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014”, completa a gestora.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ellen Pavan complementa que neste ano de 2015 a oferta da vacina foi ampliada para as meninas na faixa etária de 09 a 11 anos de idade. A vacina também será ofertada para as mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV, considerando que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadoras de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). “No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica para mulheres vivendo com HIV, que deverá ser apresentada no ato da vacinação”, esclarece.

Confira abaixo o Esquema Vacinal (0, 6, 60 meses) para as meninas de 09 a 13 anos, 11 meses e 29 dias:
1ª dose: 0 (o dia da 1ª dose);
2ª dose: 06 (seis meses depois da 1ª dose);
3ª dose: 60 (sessenta meses ou 05 anos depois da 2ª dose).

Veja a seguir o Esquema Vacinal (0, 2, 06 meses) para as meninas, adolescente e mulheres vivendo com HIV com idade de 09 a 26 anos:
1ª dose: 0 (o dia da 1ª dose);
2ª dose: 02 (dois meses depois da 1ª dose);
3ª dose: 60 (quatro meses depois da 2ª dose).

“Destacando que a vacina contra HPV será ofertada para população alvo, sendo prioridade as meninas na faixa etária de 09 a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade, mas também poderão ser vacinadas as jovens de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina. Serão também vacinadas de maneira diferenciada as mulheres de 09 a 26 anos que vivem com HIV”, reforça a secretária Adriana Tobal.

A gestora Municipal finaliza pedindo a colaboração de todos os diretores escolas Públicas e Particulares para encaminharem junto com seus devidos responsáveis seus alunos as unidades de saúde para receberem essa vacina. “A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024