30 JUL 2015
Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação será realizada no período de 15 a 31 de agosto em Costa Rica

A Secretaria de Saúde de Costa Rica – MS por meio da coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica realiza no período de 15 a 31 de agosto de 2015 a Campanha Nacional contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para a Atualização da Caderneta de Vacinação. A população-alvo da vacinação será crianças de 6 meses a menores de cinco anos (4 anos e 11 meses 29 dias) de idade.

Na Zona Rural as campanhas têm início a partir de segunda-feira (03), e segue com previsão de encerramento em 14 de agosto de 2015. Clique em Download e confira a programação por comunidade para vacinação das crianças menores de 5 anos.

15 de Agosto será o dia “D” das Campanhas, no qual haverá maior intensificação, e as unidades de saúde (ESFs: Central; Sonho Meu III; Vale do Amanhecer/Rural; Vila Nunes e São Francisco) vão atender das 8h às 17h.

Conforme a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. “Neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no País, estando livre do poliovírus desde 1990. É importante destacar que até que aconteça a certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, por isso a importância desta campanha”.

Adriana Tobal acrescenta que o objetivo das campanhas é manter as coberturas vacinais maiores ou iguais a 95% contra a poliomielite de forma homogênea, e também manter atualizado o cartão de vacinação, “promovendo assim a proteção coletiva”.

Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em Costa Rica, aproximadamente 1.467 crianças devem ser imunizadas nas duas campanhas, sendo que a meta mínima a ser atingida é de 95% de cobertura vacinal o que corresponde a 1.393. “Neste período, todas as unidades de saúde do Município estarão ofertando todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança, buscando assim  diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal”, conclui a coordenadora Ellen Pavan.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024