29 JUL 2015
Palestrantes renomados estimulam professores durante o VIII Seminário de Educação

O VIII Seminário de Educação contou nos dois dias de evento (27 e 28 de julho de 2015), com a participação de renomados palestrantes que estimularam os professores que participaram do evento realizado no Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’. O encontro também contou com a presença de várias autoridades entre elas o prefeito de Costa Rica – MS, Waldeli dos Santos Rosa.

Os palestrantes foram os professores Dr. Júlio Furtado, a secretária Estadual de Educação Me. Maria Cecília Amêndola da Motta e o Me Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, todos renomados nacionalmente na área da educação.

Diante desafios propostos pelos palestrantes, à secretária Municipal de Educação e vice-presidente da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes em Educação – professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, convidou os participantes do seminário a pensar sobre a temática: “aprendizagem significativa e avaliação: O desafio de fazer acontecer”.

No dia 27 de julho, a secretária Estadual de Educação Maria Cecília abordou em sua palestra a nova escola, o novo aluno, o novo professor e muitos desafios, levando os educadores a refletirem sobre a escola contemporânea. Segundo a palestrante, é necessário que o professor estimule o desenvolvimento da criança na primeira infância, por meio de atividades lúdicas, aguce a sua curiosidade e o encantamento com as histórias.

Já no dia 28, o professor Dr. Júlio César Furtado fez a palestra: “o desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula” Para ele, professor não é mais aquele que professa a verdade, mas aquele que confessa o não saber abraça o compromisso de se reinventar e adota uma postura de aprendiz. “As atitudes constroem ânimo para o trabalho. É importante que o professor faça a leitura de mundo da realidade do aluno e a mediação da aprendizagem. Conclui que a aula deve ser significativa para o educando”.

“O evento superou as expectativas. As palestras e oficinas foram excelentes, criativas, interativas, com bastante informação para nossa prática cotidiana”, relatou a secretária Municipal de Educação Manuelina Martins.

Para a subsecretária de Educação Dulcineia Rosa, os palestrantes abordaram de uma maneira criativa, dinâmica, prazerosa, prática e eficaz a temática proposta. “Abordaram, ainda, nossos desafios neste século e deram estratégias para enfrentarmos a realidade do dia a dia. Eles nos fizeram refletir em pontos que precisamos mudar gás total para as mudanças”, disse.

“Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação está de parabéns pela iniciativa de trazer esses maravilhosos palestrantes para o Seminário. Estou muito feliz e satisfeito, pois os temas abordados foram ao encontro das necessidades dos profissionais da educação”, enfatizou o prefeito ao participar do encerramento do evento.

29/07/2015
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024