17 JUL 2015
Prefeito e secretária discutem com a população melhorias para a saúde durante Conferência Municipal

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa e a secretária de Saúde Adriana Tobal, participaram na última quinta-feira, 16 de julho de 2015, na sede do Rotary Club de Costa Rica – MS, da VII Conferência Municipal de Saúde, oportunidade em que junto com os gestores, trabalhadores e usuários do SUS - Sistema Único de Saúde – discutiram e analisaram as prioridades locais de saúde buscando melhorias para o setor, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

Para o Chefe do Executivo Municipal, a conferência veio de encontro na busca por soluções para que haja respostas às criticas geradas sobre o SUS, que é considerado em todo o mundo, um dos melhores sistemas de saúde, uma vez que, o presidente dos Estados Unidos, busca implantar um sistema semelhante em seu País.

"A realização de uma conferência como está acontece para que possamos discutir o futuro e as melhorias que a saúde pode ter, para que todos os cidadãos tenham acesso a um serviço de qualidade, proporcionando assim, uma melhor qualidade de vida para a nossa população", disse Waldeli.

Este ano, a conferência municipal trouxe como tema "Saúde Pública de qualidade, para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro". Além disso, diante das propostas foram definidas diretrizes, possibilitando o fortalecimento da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação do SUS, para a formulação da Política Municipal de Saúde, onde foram eleitos delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

"São temas atuais voltados para a melhoria do SUS, onde nos unimos e apontamos propostas para que haja melhorias também em nossos trabalhos e atividades feitas ao longo do ano. Um momento de democratização, e também de escolha dos nossos representantes, delegados, que irão participar da etapa estadual", explicou a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal.

A gestora acrescentou ainda que “tivemos a oportunidade de avaliar o que já foi feito, reconhecer as conquistas e, principalmente, propormos novos caminhos para melhorar a vida, o acesso, e a qualidade de saúde da nossa população. Um momento único, que marca o processo de construção e reformulação da Política Municipal de Atenção à Saúde”.

Ainda conforme Adriana Tobal, os debates fomentaram e abarcaram o que há de mais atual para melhoria no processo de construção do SUS, e na luta para que seja um sistema efetivamente para todos, através de um conjunto de políticas públicas. “Nesta conferência, saímos mais fortalecidos e esperançosos para continuar a luta pelo financiamento justo, humanização e qualidade da assistência, equidade e integralidade em todos os níveis do cuidado. Chegamos até aqui com o sentimento que o SUS se faz coletivamente e que estamos trilhando o caminho certo”, enfatizou.

Adriana Tobal concluiu agradecendo aos servidores da Secretaria de Saúde e da Fundação Hospitalar, ao Conselho Municipal de Saúde, aos vereadores, “aos meus parceiros secretários, aos subsecretários, com destaque ao adjunto, meu eterno parceiro Antônio Rainho”.

Foram palestrantes da conferência Eni Batista e Carlinhos Romero. “O profissionalismo de vocês é algo que encanta e faz a diferença no mundo de hoje. Muito obrigado, vocês sempre ajudaram na construção do SUS de nossa cidade”, disse Adriana Tobal.

Por fim, a secretária declarou ser imensamente grata ao prefeito Waldeli, pelo respeito e compromisso que tem para melhorar a qualidade de vida da população costarriquense. “Quero externar que me sinto privilegiada em fazer parte da sua equipe de governo”! “Quero agradecer todos que colaboraram de forma direta ou indiretamente para que nossa Conferência Municipal de Saúde fosse realizada. Enfim... O SUS NÃO É UM PROBLEMA SEM SOLUÇÃO. É UMA SOLUÇÃO COM PROBLEMAS”!

17/07/2015
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024