04 MAR 2015
Após passar por teste de acuidade visual, alunos da REME recebem óculos

Depois de passar pelo teste de acuidade visual, 68 alunos da REME – Rede Municipal de Ensino – receberam óculos na tarde da última terça-feira, 03 de março de 2015, das mãos do prefeito de Costa Rica – MS Waldeli dos Santos Rosa, e das secretárias Adriana Tobal (Saúde) e a professora Mestre, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral (Educação).

A ação integra o PSE - Programa Saúde na Escola - e está alinhado às políticas nacionais de saúde e de educação que tem como gestoras em Costa Rica a coordenadora Atenção Básica, enfermeira Daiane de Souza Pupin, e a professora Marcia Aparecida da SEMED – Secretaria Municipal de Educação.

Para o prefeito Waldeli, é de extrema importância a realização desse teste. “Monitorar a saúde de nossos alunos é primordial para permitir que eles estejam devidamente concentrados nas atividades desenvolvidas pela escola. Por esse motivo que o PSE desenvolve ações de controle em saúde. O objetivo é que eles tenham mais qualidade de vida. Tudo que vier para acrescentar e facilitar a vida escolar vai ser firmemente apoiado pelo governo”, salientou.

Conforme Daiane Pupim, os profissionais das ESFs - Equipes de Saúde na Família foram às escolas da REME realizar o teste de acuidade visual (teste de Snellen) que avalia a saúde dos olhos.

“O teste foi realizado em 100% dos alunos da REME e em uma amostragem dos alunos da Rede Estadual. Ao todo foram detectados 173 alunos com dificuldades visuais, destes 126 passaram por consulta com a oftalmologista, sendo que 68 alunos precisavam usar óculos”, esclareceu a enfermeira que agradeceu todas as equipes das unidades de saúde e os professores pela colaboração no PSE.

A coordenadora Marcia Aparecida reforça que “o desinteresse ou mesmo a dificuldade de assimilar um conteúdo esteja relacionada a alguma deficiência visual. As escolas, em parceria com o PSE, estão realizando um belo trabalho, que vai ajudar e muito o processo de aprendizado dos nossos alunos”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024