16 DEZ 2014
Prefeito e secretário comemoram encerramento das atividades do ano de 2014 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social de Costa Rica – MS promoveu no último dia 11 de dezembro, um encontro para comemorar o encerramento das atividades do ano de 2014 (primeira etapa) do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O evento aconteceu na sede do CREAS – Centro de Referência em Assistência Social – e reuniu os alunos, pais e a equipe da Administração Municipal. O prefeito Waldeli dos Santos Rosa destacou que embora o trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos seja contínuo, a festa de encerramento valoriza o trabalho do ano. “Vimos à alegria das crianças e também a satisfação que participam do SCFV. Isso comprova que todo trabalho realizado tem dado efeito, pois fortalecemos os vínculos familiares e incentivamos a socialização e a convivência comunitária”.

O secretário de Assistência Social Waldomiro Bocalan ‘Biri’ lembra que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária. “Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social”.

Já o subsecretário Antônio Félix ‘Tonin Félix’ reforça que os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são: complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo e contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

Por sua vez, a coordenadora do CRAS Mirian Rodrigues Ribeiro acrescentou que o projeto trabalha a socialização, fortalecimento de vínculos e valorização do ser humano, tendo como o foco principal a toda a família. “Este programa veio para complementar a ações do CRAS,  onde  perdemos o PETI,  que trabalhava a criança e o adolescente, mas conquistamos a família toda, oferecendo aprendizagem com cursos profissionalizantes,  palestras, oficinas de aprendizados, valorizando sempre o ser humano”, finalizou.

16/12/2014
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024