08 DEZ 2014
Coordenadoria de Atenção Básica divulga balanço da Campanha Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenadoria de Atenção Básica divulgou no início deste mês um balanço sobre a Campanha Novembro Azul realizada em todos os ESFs – Estratégia de Saúde da Família – com ações preventivas e de esclarecimento sobre o câncer de próstata.

Conforme a secretária de Saúde Adriana Tobal, a campanha distribui informações aos pacientes e à população masculina em geral, sobre as principais causas da doença. “O trabalho preventivo é intensificado nesse período, mas ressaltamos que caso exista dúvidas, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência e pedir informações”, declarou.

A enfermeira coordenadora da Atenção Básica Daiane Pupim lembra que conforme dados divulgados pelo Inca - Instituto Nacional de Câncer - no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. A taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

“Por isso é muito importante deixar de lado o tabu e realizar o exame do toque, pelo menos de 6 em 6 meses, ai sim você estará garantido. O importante também é saber se na família têm pessoas que já tiveram a doença”, ressalta.

Ações
Ainda de acordo com a enfermeira Daiane Pupim, entre as ações realizadas no mês de novembro estão: No dia 19/11 foi realizado o movimento no Mercado do Produtor com a verificação de pressão arterial, teste de diabetes (glicemia capilar), vacinas de rotinas nos homens, entrega de panfletos e vídeos educativos, além da presença de médicos que orientaram os homens quanto ao câncer de próstata.

Já no dia 27/11 a ESF São Francisco ofereceu atendimento especial das 18h às 21h, direcionada a saúde do homem com temas sobre câncer de próstata, pênis, testículos e esôfago, diabetes e hipertensão. Orientação a Saúde Bucal, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, atualização do calendário vacinal, corte de cabelo, e por fim foi oferecido um lanche preparado pelas ACS - Agentes Comunitárias de Saúde.

Conforme dados da equipe do ESF São Francisco, 42 homens compareceram na ação, todos realizaram a aferição da pressão arterial e glicemia capilar, 16 atualizaram o cartão de vacinação, foram feitos 35 cortes de cabelos, e a equipe de saúde bucal realizou a aplicação de evidenciador de placas bacterinas e entregou kits de higiene bucal e preservativos masculino.

Outra equipe que também realizou uma ação diferente foi a do ESF Vale do Amanhecer. Os profissionais foram aos bares do bairro e ministraram palestras educativas e entregaram de panfletos.

08/12/2014
Coordenadoria de Atenção Básica divulga balanço da Campanha Novembro Azul