O Município de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram uma “Ação Socioeducativa de Mobilização e Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A atividade é em alusão Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil que será celebrado no domingo, 18 de maio.
Na última quarta-feira (14), foi realizada em Costa Rica algumas atividades de orientação ao público, entre elas, adesivagem de veículos e panfletagem. Conforme a coordenadora do CREAS, o objetivo das atividades é conscientizar a população sobre a gravidade do abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes, contribuindo assim para a existência de uma cultura de respeito aos direitos da criança e adolescentes no Município.
Também neste sentido, o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – órgão colegiado de caráter normativo e deliberativo vem enfatizar o trabalho realizado em defesa dos direitos da criança e do adolescente de Costa Rica. “A data se comemora em razão do dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, oito anos, foi estuprada e violentada até a morte por famílias capixabas”, lembrou a presidente do órgão, Luciana Nogueira de Souza F. Inácio.
Conforme ela, a data vem para reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em prol da proteção dos direitos da criança e do adolescente. “Em Costa Rica trabalhamos com o SGD -Sistema de Garantia de Direito – sistema este que trabalha na defesa e na garantia de direitos de crianças e adolescentes”.
Confira abaixo os telefones de contato dos órgãos ligados ao SGD;
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – 3247-7164
Conselho Tutelar de Costa Rica – 3247-1368 plantão 9964-2736
Promotoria de Justiça de Costa Rica – 3247-1660
Delegacia de Policia Civil – 3247-1301
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS 3247-7170
“Entendendo este histórico e também a gravidade desse tipo de acontecimento o Conselho Tutelar e também Conselhos de Direitos têm a obrigação e o dever de lembrar o dia “18 de Maio”, não como comemoração, mas como um alerta na ajuda e prevenção a esses acontecimentos. Quando se trata de abuso sexual na grande maioria dos casos o abusador é uma pessoa próxima à criança e da família. Por isso estamos fazendo um serviço de prevenção e orientação para todas as famílias em especial para crianças e adolescentes que são submetidas a estas violências”, finalizou a presidente do CMDCA.