projeto "TRANSformando Histórias", promovido pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, agora atende nove cidades do interior do estado, incluindo Costa Rica. A defensora pública Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque explicou que a iniciativa oferece mudanças gratuitas de nome e gênero no registro civil, promovendo dignidade e cidadania para pessoas trans.
Os municípios beneficiados são Costa Rica, Três Lagoas, Coxim, Dourados, Jardim, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Ladário. Interessados devem preencher um formulário via QR Code e enviá-lo até 25 de novembro. A Defensoria entrará em contato para fornecer informações sobre os documentos necessários.
Os atendimentos ocorrerão no dia 28 de novembro, das 13h às 19h, nas sedes da Defensoria Pública de cada cidade, com um horário especial para Costa Rica, que será das 15h às 19h. Essa é a terceira edição do projeto, que já atendeu 120 pessoas trans entre junho de 2024 e junho de 2025.
A chegada do projeto ao interior é fruto de colaboração entre várias instituições, incluindo a NUDEDH e a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT. Lorena Carvalho, coordenadora de políticas públicas LGBTQIAPN de Costa Rica, destacou a importância do projeto para promover respeito e igualdade.
Esse trabalho ajuda as pessoas a encontrarem e reconhecê-las suas identidades, contribuindo para o desenvolvimento e os direitos humanos. A Defensoria receberá apenas aqueles que preencherem o formulário para orientar sobre os pedidos de retificação de forma direta nos cartórios.