Costa Rica será destaque na 1ª Bienal Pantanal, que ocorrerá de 4 a 12 de outubro de 2025 em Campo Grande. Dois escritores da cidade, Marlei Cunha e Rafael Dias, lançam suas obras no evento, promovido pela Fundação de Cultura do estado de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Marlei Cunha lança seu livro "Lendas dos Cerrados do Meu Sertão" no dia 9 de outubro. Com 50 narrativas impressas em 78 páginas pela editora Life, a obra explora estórias e causos de diversas regiões do Brasil, refletindo a rica diversidade cultural sul-mato-grossense. Entre as narrativas, destacam-se a Maldição do Rio Sucuriú, o Avião Misterioso e o Come Língua, que evidenciam a pluralidade linguística e cultural do nosso estado.
Rafael Dias, por sua vez, faz o lançamento de "Débeis Brumas" no primeiro dia da Bienal, às 15h. Este livro poético, que mescla filosofia e mitologia, é a estreia literária do professor doutor e já foi premiado em importantes concursos literários.
Ambas as publicações foram selecionadas pelo edital Leia MS, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Governo Federal, junto à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do MS (Setesc) para difusão e fomento a obras literárias sul-mato-grossenses. Os livros estarão disponíveis nas bibliotecas públicas do estado e como e-books no aplicativo MS Digital.
"Débeis Brumas" já conquistou prêmios, incluindo o 6º Prêmio Literário Afeigraf, e se destacou na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O poema homônimo é uma reflexão poética sobre as fragilidades do cotidiano.
Os escritores estarão no estande do Leia MS para autografar e interagir com os leitores, promovendo a literatura de Costa Rica e fortalecendo a cultura sul-mato-grossense. Ambos integram a Academia de Letras do Brasil Seccional Costa Rica (ALB-CR-MS).
Com essas participações, Costa Rica reafirma sua tradição literária e cultural, contribuindo para a valorização da literatura no estado e no Brasil.
Fonte: ASSECOM PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista