24 ABR 2024
Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’ realiza mais 90 cirurgias oftalmológicas na Fundação Hospitalar em Costa Rica
Fotos: Arquivo Divulgação FHCR
No último final de semana, nos dias 20 e 21 de abril de 2024, o Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas’ avançou e trouxe atendimento oftalmológico de qualidade para a população de Costa Rica e região. Em parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, Secretaria Municipal de Saúde e Governo do Estado, foram realizadas 66 cirurgias de oftalmologia na Fundação Hospitalar de Costa Rica (FHCR).

Com o objetivo de atender pacientes de diversos municípios do Estado, a ação contou com a presença dos médicos oftalmologistas Luiz Taranta e Magno Aparecido de Oliveira. As cirurgias realizadas foram de catarata, um procedimento cirúrgico que visa tratar a catarata ocular. O processo consiste na remoção do cristalino afetado pela catarata e na substituição por uma lente artificial intraocular (LIO).

Ao todo, foram atendidos pacientes dos municípios de Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, resultando na fila zerada para cirurgias de catarata em Costa Rica. No município, 44 pacientes foram beneficiados pela ação.

Além dessas cirurgias, no dia 14 de abril, mais 24 pacientes passaram por procedimentos de Pterígio na Fundação Hospitalar de Costa Rica. O mutirão atendeu pacientes de Costa Rica, Chapadão do Sul, Camapuã, Figueirão e Paraíso das Águas.

O secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, destacou a rapidez e qualidade dos atendimentos, ressaltando que a execução do Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ está fazendo a diferença na região e na gestão 2021/2024. A fila para cirurgias oftalmológicas em Costa Rica foi completamente zerada.

A próxima etapa do projeto acontecerá no sábado, dia 27, na Fundação Hospitalar de Costa Rica. Serão realizados 120 procedimentos de YAG laser, que consiste na remoção de manchas de uma estrutura do olho em 60 pacientes.

Com iniciativas como essa, a parceria entre a Prefeitura de Costa Rica, Secretaria Municipal de Saúde e Governo do Estado tem proporcionado avanços significativos na área da saúde, levando atendimento de qualidade e reduzindo as filas de espera para cirurgias oftalmológicas.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024