18 MAR 2024
SAÚDE
Centro de Hemodiálise completa 2 anos de atendimento em Costa Rica com 6.900 sessões realizadas
Fotos: Silvestre de Castro / Assecom / PMCR
Nesta segunda-feira, 18 de março de 2024, autoridades municipais, diretores da Fundação Hospitalar, entre outros, em Costa Rica/MS, realizaram um ato para marcar o segundo aniversário da Unidade de Nefrologia Andreza Cristina Pereira da Costa, conhecida como Centro de Hemodiálise. O evento também teve como objetivo destacar a importância dos serviços prestados pela unidade no município e na região.

Desde sua inauguração, há dois anos, a unidade já realizou 6.900 sessões de diálise. Atualmente, 33 pacientes são atendidos regularmente, porém, no total, a unidade já atendeu 35 pacientes residentes nos municípios de Costa Rica, Figueirão, Paraíso das Águas, Chapadão do Sul em MS e Alto Taquari/MT. Além disso, nos últimos dois anos, quatro pacientes foram transplantados.

Conforme destaca o secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, antes da inauguração do Centro de Hemodiálise, os pacientes que necessitavam do tratamento precisavam se deslocar até a cidade de Paranaíba, há 260 quilômetros de Costa Rica. Como o tratamento é realizado três vezes por semana, os pacientes percorriam cerca de 1.560 quilômetros em três dias da semana. Com a criação da unidade em Costa Rica, 162.240 quilômetros deixaram de ser percorridos em dois anos, resultando em economia para o município e melhorando a qualidade de vida dos pacientes, pois diminuiu os efeitos colaterais causados pela diálise e aumentou a sobrevida dos mesmos.

A construção do prédio e a aquisição dos equipamentos médicos, como máquinas de hemodiálise, sistema de água e mobiliários, foram possíveis graças aos recursos próprios do Município de Costa Rica, que ultrapassaram R$ 2 milhões, mais o custeio do primeiro ano de funcionamento. O prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos ressaltou que a parceria entre a União, o Estado e o Município, com o apoio dos vereadores, contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos nesta área da Saúde. A habilitação da Unidade de Nefrologia pelo Governo de Mato Grosso do Sul e SUS elevou a qualidade dos serviços prestados aos usuários da rede municipal de saúde em Costa Rica e região.

A Unidade de Nefrologia - Hemodiálise, localizada no complexo da Fundação Hospitalar de Costa Rica, tem área construída de 282 metros quadrados. O projeto foi desenvolvido pela engenheira civil Melissa Cristina Pagliari, da empresa Pagliari Arquitetura Eireli, com sede em Campo Grande. A parte técnica e fiscalização ficou a cargo do engenheiro civil Renato Barbosa de Melo, de Costa Rica, com a assessoria técnica da empresa Finnotti & Ono Consultoria e Treinamentos. A unidade conta com 14 espaços, incluindo atendimento, administração, consultório, banheiros com acessibilidade, sala de tratamento de hemodiálise, sala de recepção, entre outros.

A unidade possui 10 máquinas, de fabricação alemã, para realizar as sessões de hemodiálise. Essas máquinas possuem garantia de 10 anos de funcionamento. As máquinas, dispõem de recursos tecnológicos de ponta, para assegurar total eficiência operacional, manuseio rápido, intuitivo e preciso, com sistema inteligente de dados de cada paciente que utiliza a terapia. A unidade gera 13 empregos diretos, incluindo médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social, recepcionista, serviços gerais e faturista. Além disso, 17 profissionais circulam diariamente na unidade.

O tratamento dialítico realizado na unidade tem como objetivo substituir parcial ou totalmente a função renal dos pacientes, proporcionando uma melhor qualidade de vida enquanto aguardam um transplante de rins na fila de espera.

O Centro de Hemodiálise de Costa Rica presta uma homenagem à técnica em enfermagem Andreza Cristina Pereira da Costa, que faleceu aos 45 anos, vítima de um acidente automobilístico ocorrido em 24 de janeiro de 2022. Seu comprometimento e dedicação foram fundamentais para o sucesso da unidade, e seu nome será sempre lembrado pelos profissionais e pacientes atendidos no local.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR