29 FEV 2024
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Com investimento de mais de R$ 2,5 milhões, Costa Rica adquire 10 novos veículos para melhorar o transporte sanitário no município
Fotos: Silvestre de Castro - Assecom / PMCR
A Prefeitura de Costa Rica, sob a gestão do prefeito, delegado Cleverson Alves dos Santos e do vice-prefeito Roni Cota (2021/2024), fez a aquisição de 10 novos veículos com o objetivo de melhorar o Serviço de Transporte Sanitário no município. Essa estratégia se revela de grande importância para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), visando proporcionar um transporte mais seguro e humanizado.

"Com a aquisição desses novos veículos, estamos garantindo um serviço de transporte sanitário mais seguro e humanizado para a população de Costa Rica. Essa renovação de frota é de grande importância para o atendimento aos usuários do SUS, que muitas vezes precisam se deslocar para outras cidades em busca de consultas e exames especializados. Com essa melhoria, estamos buscando proporcionar uma melhor resolução em saúde para nossa população, levando os serviços mais perto das famílias e melhorando a qualidade de vida de todos”, ressaltou o prefeito municipal.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, só no terceiro quadrimestre de 2023, 3.670 pacientes de Costa Rica precisaram se deslocar para cidades de referência, como Campo Grande e Cassilândia/MS, além de Barretos e Jales/SP, a fim de realizar consultas e exames especializados de média e alta complexidade. Isso resultou em 260 viagens, sendo 84 com ambulâncias com vagas zero e 55 com vagas simples.

A renovação da frota é composta por 10 veículos: 01 ônibus Mercedes com 44 lugares, 2 ambulâncias semi UTI Sprinter Mercedes, 2 ambulâncias simples de remoção Fiat Strada, 1 ambulância simples de remoção Renault Master, além de 2 Fiat Cronos e 2 Chevrolet Onix utilizados para suporte à Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos resumiu a ação. "Estamos cumprindo o propósito de uma Saúde para Todos ao melhorar o Serviço de Transporte Sanitário em Costa Rica. Agradeço à gestão do prefeito Cleverson Alves e vice-prefeito Roni Cota pela viabilização dos 10 novos veículos, que renovou a frota do transporte sanitário para beneficiar nossa população", justificou o gestor.

O serviço de transporte sanitário está funcionando de forma integrada com toda a rede de saúde e é coordenado pelo serviço de regulação do município. Essa integração visa à melhoria da qualidade da assistência ao usuário do SUS em Costa Rica, garantindo um atendimento eficiente e humanizado.

A Prefeitura de Costa Rica expressa seu agradecimento a todos que, direta e indiretamente, contribuíram para a concretização dessa renovação de frota. Além das emendas liberadas por parlamentares, o município investiu R$ 2.523.600,00 de recursos 100% próprios para tornar realidade esses benefícios em prol da promoção da saúde da população costarriquense.

O município de Costa Rica tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto das famílias e, assim, melhorando a qualidade de vida da população. Com a implementação dessas melhorias do serviço de transporte sanitário em funcionamento, espera-se que a qualidade do transporte do usuário do SUS seja aprimorada, proporcionando maior segurança e humanização no deslocamento dos pacientes.