21 FEV 2024
SAÚDE
Saúde de Costa Rica oferece Arteterapia e Auriculoterapia como opções de tratamento
Fotos: Divulgação Saúde
A Prefeitura de Costa Rica/MS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou o serviço no município, da Auriculoterapia, complementar a Arteterapia. Ambas fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e têm como objetivo proporcionar uma abordagem terapêutica complementar aos tratamentos convencionais.

A Arteterapia é uma forma de terapia que utiliza a arte como meio de expressão e comunicação. Por meio de atividades como crochê e bordado, os pacientes são estimulados a externalizar sentimentos e emoções, promovendo a autoconsciência, a autoestima e o bem-estar psicológico. Essa prática é indicada para pessoas que lidam com questões emocionais, traumas, estresse e transtornos mentais, ajudando no processo de cura e transformação.

Já a Auriculoterapia é um método terapêutico que utiliza pontos específicos na orelha para tratar diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias. Esses pontos, quando estimulados corretamente, promovem o equilíbrio energético do corpo, atuando no âmbito físico, mental e emocional do paciente. A técnica é indicada para o tratamento de dores, insônia, ansiedade, enxaqueca, problemas digestivos, entre outros.

No município de Costa Rica, quatro profissionais capacitadas são responsáveis pela aplicação da auriculoterapia: Ana Paula Garcia Lopes, terapeuta ocupacional; Liliane Bueno, fisioterapeuta; Roberta Rodrigues, enfermeira; e Jessica da Silva Tavares, fisioterapeuta. Todas elas possuem formação e experiência na área, garantindo um atendimento de qualidade e eficaz aos pacientes.

A implementação dessas práticas no município reforça o compromisso da Prefeitura de Costa Rica em promover a saúde e o bem-estar da população. A inclusão das PICs no SUS demonstra a importância de abordagens terapêuticas complementares, que visam não apenas tratar os sintomas, mas também promover a saúde integral do indivíduo.

Com a disponibilidade da Arteterapia e da Auriculoterapia, os moradores de Costa Rica têm mais opções de tratamento, podendo contar com abordagens terapêuticas diferenciadas e eficazes. Essas práticas integrativas e complementares se mostram cada vez mais relevantes no contexto da saúde, proporcionando benefícios físicos, mentais e emocionais aos pacientes.

É importante ressaltar que o atendimento é realizado gratuitamente pela Secretaria de Saúde, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Sonho Meu III e no Centro de Reabilitação Juliano da Silva Carvalho, sendo necessário apenas o agendamento prévio. Os interessados podem entrar em contato diretamente com a secretaria para obter mais informações sobre os horários disponíveis ou nos locais de atendimento.

Com a implementação da Arteterapia e da Auriculoterapia, a Prefeitura de Costa Rica reforça seu compromisso com a saúde da população, ampliando as opções de tratamento e promovendo o acesso a práticas terapêuticas complementares. Essa iniciativa beneficia muitos moradores do município, proporcionando melhorias significativas em sua qualidade de vida.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024