07 FEV 2024
TURISMO
Com Costa Rica e mais 39 cidades na lista, Governo busca prefeituras para Mapa do Turismo
Fotos: Divulgação Assecom / PMCR
O estado de Mato Grosso do Sul possui 40 municípios de oito regiões inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro e, com o objetivo de aumentar essa lista, o Governo do Estado publicou uma portaria no Diário Oficial, convocando outras cidades para participar.

Para que as prefeituras possam integrar o Mapa do Turismo, é necessário que elas cumpram critérios impostos pelo Ministério do Turismo, além das exigências do Estado. Um dos critérios principais é a comercialização de produtos turísticos por agências de turismo, operadoras de turismo ou Online Travel Agency (OTA), que são sites de pesquisa para viagens.

A comprovação do cumprimento desse critério deve ser encaminhada para a Fundação Estadual de Turismo (Funtur) por meio do e-mail fundturmsmapa@gmail.com. É necessário enviar material de divulgação digital atual, cópia digital de sites, aplicativos, entre outros, onde estão sendo divulgados os produtos turísticos.

Segundo Geancarlo Merighi, diretor de Desenvolvimento do Turismo da Fundtur/MS, a exigência de comprovação da comercialização de produtos turísticos é importante para demonstrar que o município possui atrativos turísticos, como hotéis, e que eles estão sendo efetivamente comercializados por agências de turismo ou sites especializados.

Os municípios de Mato Grosso do Sul que já fazem parte do Mapa do Turismo nas regiões "Caminhos da Natureza" e "Cone Sul" são: Eldorado, Japorã, Naviraí, Amambai e Itaquiraí. Em Bonito e Serra da Bodoquena estão Jardim, Bela Vista, Bonito, Bodoquena e Porto Murtinho.

Na região chamada "Caminhos dos Ipês" estão Campo Grande, Corguinho, Jaraguari, Rio Negro, Sidrolândia, Terenos, Rochedo e Nova Alvorada do Sul. Já na região da Grande Dourados estão Dourados, Fátima do Sul, Ponta Porã, Maracaju e Caarapó.

No Pantanal estão Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda. Na Rota Cerrado Pantanal estão Costa Rica, Rio Verde, Alcinópolis, Coxim e Pedro Gomes. Na região do Vale das Águas estão Nova Andradina, Taquarussu e Ivinhema. E na região Costa Leste estão Bataguassu, Três Lagoas, Cassilândia, Aparecida do Taboado e Paranaíba.

Com a publicação da portaria n. 02/2024, de 01 de fevereiro de 2024, o Governo de Mato Grosso do Sul busca ampliar o número de municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro, o que pode contribuir para o desenvolvimento do setor turístico no estado e atrair mais visitantes para suas diversas regiões. O ato foi publicado no Diário Oficial Eletrônico n. 11.404, 2 de fevereiro de 2024.

Portanto, a iniciativa do governo estadual em buscar a participação de mais prefeituras no Mapa do Turismo é um passo importante para promover o turismo em Mato Grosso do Sul, valorizando seus atrativos naturais, culturais e históricos, e impulsionando a economia local.