30 JAN 2024
EDUCAÇÃO
Curso em Costa Rica ensina jogos e brincadeiras para professores e acadêmicos de Educação Física
Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, será realizado em Costa Rica o curso "Jogos e brincadeiras entre desafios e possibilidades". A capacitação é promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), e tem como objetivo proporcionar aos participantes uma reflexão aprofundada sobre o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças e adolescentes em diferentes contextos educacionais.

O curso é direcionado para acadêmicos e profissionais de Educação Física do município e região, e as inscrições são gratuitas, mas com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever até o dia 05 através do site (clique aqui para se inscrever). Mais informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidos pelo telefone (67) 3323-7225, que também atende pelo WhatsApp.

Durante a capacitação, serão abordados conceitos e definições de jogos e brincadeiras tradicionais, como pular corda e cantigas de roda, bem como seu contexto atual e nas diferentes etapas da vida. Além disso, serão apresentadas técnicas para a construção de brinquedos utilizando materiais alternativos.

Ao final do curso, os participantes receberão certificados com carga horária de 20 horas. A emissão dos certificados será feita através da plataforma online de cursos, fruto da parceria entre Fundesporte e Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), na segunda-feira (5), onde também será realizado o credenciamento a partir das 13 horas. As aulas teórico-práticas serão ministradas na Quadra de Esporte da E.M.C Prof. Adenocre Alexandre de Morais, na terça-feira (6), das 07:30 às 12:30 e das 13:30 até 18:30, e na quarta-feira (7), das 07:30 às 12:30.

O curso "Jogos e brincadeiras entre desafios e possibilidades" é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundesporte, Setesc e com o apoio da Prefeitura Municipal de Costa Rica, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA) de Costa Rica.

Fonte: Assessoria de Comunicação - PMCR / Programa de Estágio Supervisionado – Fundesporte
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista / Fernanda Villela