26 JAN 2024
EDUCAÇÃO
Costa Rica abre processo seletivo para bolsistas em programa de formação de profissionais da educação infantil
O Município de Costa Rica/MS, está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas que irão atuar no programa "Formação de Profissionais da Educação Infantil no Âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com Foco na Oralidade, Leitura e Escrita". O edital para essa seleção é o Nº 20/2024-PROECE/UFMS.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e tem como objetivo promover a capacitação e formação de profissionais que atuam na educação infantil, buscando o aprimoramento da oralidade, leitura e escrita das crianças.

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas exclusivamente pelo site da UFMS, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj/UFMS, acessível pelo endereço https://sigproj.ufms.br/. O período de inscrição é de 24 a 31 de janeiro de 2024.

Os candidatos interessados em participar do programa devem ficar atentos aos requisitos estabelecidos no edital. É necessário possuir formação superior em Pedagogia ou áreas afins, além de experiência comprovada na educação infantil.

O programa de formação visa fortalecer a educação infantil nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e oralidade das crianças nessa fase crucial de aprendizado.

Durante o período de atuação como bolsistas, os profissionais selecionados terão a oportunidade de participar de cursos, palestras e workshops, além de desenvolverem projetos e atividades pedagógicas voltadas para a promoção da alfabetização e o desenvolvimento das competências linguísticas das crianças.

A seleção dos candidatos será realizada em duas etapas: análise curricular e entrevista. Os critérios de avaliação incluem a formação acadêmica, experiências profissionais anteriores e afinidade com as propostas do programa.

A expectativa é que os bolsistas selecionados possam contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade da educação infantil na região, promovendo o aprendizado e o desenvolvimento pleno das crianças.

O programa "Formação de Profissionais da Educação Infantil no Âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com Foco na Oralidade, Leitura e Escrita" representa um importante investimento da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da UFMS na valorização dos profissionais da educação e no fortalecimento da educação infantil como base fundamental para o desenvolvimento das crianças.

As inscrições estão abertas e os interessados devem ficar atentos ao prazo para garantir sua participação nesse programa de formação e capacitação.