08 DEZ 2023
SAÚDE
Cerimônia marca conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente em Costa Rica
Fotos: Camila Oliveira - Assecom / PMCR
Nesta sexta-feira, 8 de dezembro, foi realizada no auditório professora Edna Maria Jacinto da Silva na SEMED, a cerimônia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente em Costa Rica. O evento, que contou com a presença de 25 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de 11 Agentes de Combate às Endemias (ACE), marcou a celebração da conclusão dos cursos técnicos oferecidos pelo programa para 36 servidores.

O Programa Saúde com Agente foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de capacitar e aprimorar a formação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa busca fortalecer o SUS e contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida da população.

Durante a cerimônia, os formandos receberam seus certificados de conclusão dos cursos das mãos do secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, além de autoridades municipais, coordenadores e preceptores do curso Max Francisco de Araújo e Roberta Rodrigues Butzhy Andrade. O secretário que na oportunidade representou o prefeito municipal, delegado Cleverson Alves dos Santos, parabenizou os formandos e ressaltou a importância do aperfeiçoamento profissional na busca pela melhoria e qualidade dos serviços de saúde em Costa Rica.

Representantes dos ACS também tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências ao longo do curso e como as atividades desenvolvidas impulsionaram suas ações diárias. A cerimônia foi encerrada com a apresentação de um vídeo contendo as atividades presenciais realizadas pelos Agentes Comunitários ao longo do curso, seguido por um delicioso café em comemoração ao encerramento da capacitação e ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e de Endemias.

O Programa Saúde com Agente teve adesão de 97% dos municípios brasileiros, com 200 mil estudantes matriculados nos dois cursos técnicos oferecidos. Além disso, contou com a participação de 4.400 tutores e supervisores de tutores, e 11.000 preceptores e supervisores de preceptoria. O programa também ofereceu formação continuada para os tutores e preceptores por meio de um Curso de Extensão, e realizou uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.

Conforme a gestora da atenção básica do município, Jéssica Guimarães Costa, durante o curso, os formandos tiveram a oportunidade de realizar diagnósticos das condições de vida e saúde da população de seus territórios, desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica, realizar ações de promoção e prevenção à saúde, coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, conhecer as condicionalidades de programas sociais e desenvolver ações de planejamento integrado no combate às doenças e agravos.

"Participar do curso do Programa Saúde com Agente em Costa Rica foi muito gratificante, pois cada um tem sua forma de trabalhar e todos aprendemos um pouco mais. Melhoramos nossas atividades e nos apoiamos mutuamente, o que foi muito enriquecedor para mim." - Michely Martins Pereira, Agente Comunitária de Saúde.

A vice-presidente do Câmara de Vereadores, Rosângela Marçal Paes destacou a importância do curso para um trabalho humanizado, elogiou a equipe responsável pela saúde da sociedade costarriquense e ressaltou o compromisso da Câmara Municipal em auxiliá-los. Citou projetos já sancionados, como o Previna Brasil e um de sua autoria para distribuição de absorventes para mulheres em espaços públicos. Enfatizou a parceria entre a Câmara e o Executivo em benefício da sociedade, desejando um feliz Natal e um próspero ano novo com grandes realizações em 2024.

O Programa Saúde com Agente em Costa Rica teve a adesão de 36 Agentes e um alto índice de conclusão, com 36 formandos. A cerimônia de conclusão dos cursos técnicos foi marcada pelo reconhecimento do esforço e dedicação dos formandos, e pela valorização do trabalho realizado pelos ACS e ACE na promoção da saúde e qualidade de vida da população de Costa Rica.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024