14 AGO 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Saúde divulga cronograma da campanha de vacinação antirrábica na zona rural de Costa Rica
A vacinação antirrábica é uma das ações mais importantes para a saúde pública, tanto dos animais quanto das pessoas. A Prefeitura de Costa Rica, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (14) o cronograma completo da campanha de vacinação antirrábica, que visa imunizar cães e gatos na zona rural do município.

Para o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, a vacinação antirrábica é de fundamental importância. O objetivo da campanha é atingir o maior número possível de animais, garantindo a proteção não apenas deles, mas também da população. Através da vacinação, é possível controlar a circulação do vírus da raiva, prevenindo surtos e protegendo a saúde pública.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Laura Viviane Gomes de Oliveira Rodrigues, ressalta que a programação da campanha é dividida em diversas regiões, e cada uma delas terá datas específicas para a vacinação. No dia 4, 5 e 6 de setembro, será a vez da região da Lagoinha, Serrinha e Cabeceira da Vaca receberem a visita das equipes de saúde. Já no dia 11 de setembro, a vacinação acontecerá na região da Baús.

Nos dias 12 e 13 de setembro, será a vez da região do Jauru, Guanabara e Piacatu receberem a campanha. Nos dias 14, 15 e 18 de setembro, a vacinação será realizada na região da Furnas do Indaiá e Bauzinho. Nos dias 19 e 20 de setembro, a campanha chegará até a região do Morro Alto, Fazenda Planalto e Germinex.

A região da Lage, Capela, Gaúcho Pobre e Bolicho Seco receberá a vacinação nos dias 21, 22 e 25 de setembro. Já nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a campanha será realizada na região do Curralinho. Nos dias 29 de setembro e 02 de outubro, a vacinação chegará até a região da São Marcos, Cabeceira da Formiga e Monarca. E, por fim, nos dias 03 e 04 de outubro, a campanha será realizada na região da Macaúba e Formiga.

A vacinação antirrábica é essencial para prevenir a raiva, doença que afeta tanto cães e gatos quanto seres humanos. A raiva é uma doença viral transmitida pela mordida de animais infectados, e pode levar à morte em casos mais graves. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença, tanto nos animais quanto nas pessoas que têm contato com eles.

O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, pede o engajamento de todos para o sucesso da campanha de vacinação antirrábica e garantir a saúde dos animais e da população de Costa Rica.

“É fundamental que todos os moradores da zona rural estejam cientes da programação da campanha e levem seus animais para serem vacinados. A vacinação é rápida, segura e gratuita, e é a melhor forma de proteger a saúde de nossos amigos de quatro patas e de toda a comunidade. Contamos com a participação e cooperação de todos para o sucesso dessa importante iniciativa”, disse.

Confira o cronograma da vacinação Antirrábica na zona rural:

04, 05 e 06/09 – Região da Lagoinha, Serrinha e Cabeceira da Vaca.

11/09 – Região da Baús.

12 e 13/09 – Região do Jauru, Guanabara e Piacatu.

14, 15 e 18/09 – Região da Furnas do Indaiá e Bauzinho.

19 e 20/09 – Região do Morro Alto, Fazenda Planalto e Germinex.

21, 22 e 25/09 – Região da Lage, Capela, Gaúcho Pobre e Bolicho Seco.

26, 27 e 28/09 – Região do Curralinho.

29/09 e 02/10 – Região da São Marcos, Cabeceira da Formiga e Monarca.

03 e 04/10 – Região da Macaúba e Formiga.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR