Nesta sexta-feira (4), a Prefeitura de Costa Rica, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, promoveu uma ação inédita voltada para os servidores públicos municipais e cooperados da Cooperativa de Trabalho e Comercialização de Materiais Recicláveis do Município de Costa Rica - COOPERCORI que trabalham no Aterro Sanitário de Costa Rica. Ao todo, foram realizados 84 testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C e 25 vacinas, incluindo as contra a influenza (gripe) e as de rotina.
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, destacou a iniciativa de promover essa ação tão importante para os servidores do Aterro Sanitário. “É fundamental reconhecer o trabalho desses profissionais e garantir que tenham condições adequadas de saúde e segurança”, enfatiza.
A iniciativa da prefeitura tem como objetivo principal destacar a importância da saúde dos trabalhadores que desempenham um papel fundamental na manutenção do Aterro Sanitário, que é essencial para a comunidade.
O secretário de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos, enalteceu que levar atendimento aos valentes servidores do Aterro Sanitário é fazer Saúde preventiva. É graças a essas ações que os trabalhadores do Aterro Sanitário podem desempenhar suas funções com tranquilidade e cuidar da comunidade.
O trabalho realizado pelos servidores e cooperados no Aterro Sanitário é de extrema importância, pois envolve atividades insalubres e de grande impacto para o meio ambiente. Esses profissionais lidam diariamente com resíduos sólidos e, por isso, estão expostos a diversos riscos à saúde.
Já o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, João Carlos Candido Rocha, agradeceu a parceria com a Secretaria de Saúde, que possibilitou a realização dessa ação inédita. “O cuidado com os servidores que atuam no Aterro Sanitário é fundamental para que continuem realizando seu trabalho de forma eficiente e segura”, disse.
A equipe do departamento de Meio Ambiente conta ainda com a chefe de Meio Ambiente Ivair Barbosa Narciso; engenheira sanitarista e ambiental Brena Juliana Higa; e auxiliar Maria Eduarda Evangelista Pinheiro da Silva.
A realização dos testes rápidos e das vacinas é uma forma de oferecer cuidado e garantir a saúde desses trabalhadores, proporcionando-lhes condições adequadas para o desempenho de suas atividades. Além disso, a ação visa prevenir o surgimento de doenças e contribuir para o bem-estar desses profissionais, que são responsáveis por manter a cidade limpa e saudável.
A Prefeitura de Costa Rica, por meio dessa ação, mostra seu comprometimento com a saúde e bem-estar dos servidores públicos municipais e cooperados, reconhecendo a importância do trabalho que desempenham. A realização dos testes rápidos e das vacinas é uma demonstração clara do cuidado e preocupação com esses profissionais, que são essenciais para a comunidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação / PMCR
Autor: Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista